LULA, O ÚLTIMO DISCÍPULO DE SÓCRATES

Quando a revista Nova Escola me perguntou se o português que falamos é o português que estudamos, respondi solenemente: A língua é o encontro do homem com sua liberdade de expressar-se, livre do impresso, do gravado, se na escola a tratamos como prisioneira do tempo, só vemos um reflexo morto que não é mais expressão.

RESPOSTA VERDADEIRA E QUERIDA: NÃO SEI

Mas estamos hoje na sociedade da informação, dizer “não sei” virou sinônimo de desleixo profissional, Sócrates teve a sorte de ter nascido grego há muitos anos atrás, hoje não conseguiria discípulo algum.

Repórter: - A sociedade capitalista torna o homem individualista e egocêntrico. Há alguma forma de conciliarmos fraternidade com liberalismo?

Sócrates: - Ahh... não sei!

Repórter: - Não entendi.

Sócrates: - Não sei, não tenho a mínima idéia... Só sei que nada sei.

Repórter: - Bonfim, desliga a câmera. Pô seu Sócrates, tamô falando sério, que história é essa de "só sei que nada sei" rapaz? Nós temô horário pra entregar a matéria.

Sócrates: - Mas eu não sei mesmo, tenho que pensar...

Repórter: - Se não sabe inventa, PORRA... e depressa.

Noutro canto mais provável:

Repórter: - Presidente, como o senhor explica os sanguessugas, mensaleiros, Paloci, Hamilton Lacerda...

Lula: - Não sei...

Repórter: - O dossiê, queda no IDH, Freud, o dinheiro das ONGs, mais jovens assassinados que na guerra, as empresas de seu filho...

Lula: - Não sei... não sei de nada. NÃO SEI DE NADA!

E no princípio:

Deus: - Adão, quem pegou a maça da árvore do conhecimento? Responda Adão?

Adão de boca cheia: - Fui eu não. Foi ela, Senhor, a Eva. Olha lá, a sem-vergonha tá até pelada agora.

Deus: - Ambos expulsos!

Eva: - Nem vem com “querida” pro meu lado não. SEU DEDO-DURO!

MORAL DA HISTÓRIA: DELAÇÃO PREMIADA NUNCA FOI BOM NEGÓCIO.

De volta para o futuro:

Lula: - Ô companheiro Jader Barbalho, descubra quem são os companheiros IDH e ONGs, que eles tão queimando meu filme.

Desculpas sinceras a Sócrates, ou foi Platão que disse “só sei que nada sei”? Aristóteles? Não sei, porra! Só sei que não foi o Clodovil, esse acha que sabe tudo.

INFORME CELESTIAL: DEUS, EM TODAS SUAS ONIQUALIFICAÇÕES, INFORMA QUE ESTÁ OUT NO MOMENTO, OCLUSO A PRECES E ORAÇÕES. DEVIDO AO FABULOSO SUCESSO DE VENDAGENS DO ANTIGO E DO NOVO TESTAMENTO, ESTÁ OCUPADO COMPONDO E ESCREVENDO O MODERNÍSSIMO TESTAMENTO, ONDE CONTARÁ, ENTRE OUTRAS HISTÓRIAS, A INÉDITA SAGA DE SEU FILHO MAIS NOVO: JENÉSIO.

NÃO PERCAM NAS MELHORES BANCAS E EXCLUSIVAMENTE NO SITE WWW.DEUSDIARIO.ZIP.NET