Por fora, bela viola...

Esther Ribeiro Gomes

Minha amiga Lena postou uma excelente crônica mostrando as contradições do nosso país: de um lado, construindo-se estádios nababescos para a próxima Copa do Mundo e de outro, escolas ruindo e ferindo os alunos!

Ela disse que nada tem contra os esportes, desde que se respeitem as prioridades como saúde, educação, segurança e transportes públicos.

Eu lhe respondi que sua crônica deveria ser fixada em todos os lugares públicos do país, principalmente nas Câmaras de Vereadores, nas Assembléias Legislativas e no Congresso Federal, para ver se os políticos tomam vergonha na cara em vez de tomarem o dinheiro público para proveito próprio!

Pouco antes da Revolução Francesa, súditos vieram ao palácio de Versailles informar que o povo não tinha mais pão e atribuem à rainha Maria Antonieta esta frase: ‘Que comam brioches!’

O tempo passou e o velho filme se repete, fazem farra com o dinheiro público, desviando verbas que seriam para a saúde, educação, habitação, transporte público, segurança e outras prioridades, gastando milhões com estádios nababescos, para impressionar o mundo...

Nos meus tempos de criança, quando a gente via uma casa bonita por fora e desarrumada por dentro, costumávamos dizer:

Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento...

E as velhas histórias de ganância pelo poder e corrupção, em detrimento dos direitos inalienáveis dos cidadãos se repetem, dando ao povo pão e circo, em vez de saúde e educação, pagando misérias aos professores que são educadores e contribuem para a formação do caráter dos jovens deste país!

Mas um povo educado não interessa aos governos corruptos, porque ele reivindicará seus legítimos direitos e não se contentará com migalhas...

Em nosso país cobram-se impostos de primeiro mundo e temos retorno de Uganda ou Afeganistão: essa odiosa prática, em qualquer país civilizado, formado por cidadãos cultos, politizados e conscientizados,

seria o estopim de uma revolução!

Mas aqui temos o futebol e o carnaval, ópios do povo...

Nada contra os esportes e o carnaval, pois todos nós temos direito ao lazer e diversão, mas desde que priorizem as necessidades que são tantas!

Infelizmente, este Brasil varonil de tantas belezas naturais e que eu amo tanto, é governado por políticos profissionais, eleitos para governar para o povo, mas que legislam por interesses próprios e se locupletam com dinheiro público, salvo exceções, é óbvio...

Enquanto tudo continua como dantes no quartel de Abrantes, nos indignamos com um ensino de péssima qualidade e uma saúde pública cada vez mais beirando o caos!

Não vivemos no século dezoito, mas nos dão pão e circo e nós, nesse triste espetáculo, continuamos a ser os palhaços...

Até quando?!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 06/08/2011
Reeditado em 07/08/2011
Código do texto: T3143379