Hackers de plantão

Começou a temporada dos papagaios. Inverno, ventos fortes... E lá se vão nossas crianças e nossos adultos saudosos da infância enfeitar o ar com seus objetos de papel. E eles existem para todos os gostos. Desde os mais simples aos mais enfeitados e multicores. Os mais comuns talvez sejam aqueles que homenageiam a preferência futebolística do empinador. Marcas do país do futebol...

É um deleite ver as crianças acalentando seu sonho de voos... Voos de pipas, voos de criança. Ainda muito cedo já aprendem a fabricar seus objetos voadores; há aquelas, que também muito cedo, já amealham seu trocadinho na fabricação desses apetrechos aéreos.

As cidades crescem, os espaços de lazer diminuem, sobretudo para os mais pobres. Mas sempre se encontra um morro, um descampado propício a se abrir ao espetáculo aéreo dos papéis coloridos. Quem não se lembra daqueles dias frios, das rajadas de vento e da máquina de madeira controlando a viagem aérea! Mais linha houvesse e mais emocionante seria a viagem!

Uma viagem que às vezes se frustrava quando a linha, fraca, não resistia à fúria dos ventos. Uma viagem que às vezes se frustrava quando os hackers de plantão, ao ver nossa simples alegria de crianças simples, empinavam seus papagaios apenas, para com suas linhas cortantes, destruir nossa viagem e tripudiar de nossa tristeza.

Hoje, ao que parece, os papagaios ainda continuam vivos no universo das crianças, um tanto ofuscados decerto pelas atrações do mundo eletrônico. E lá se vão as crianças viver suas brincadeiras eletrônicas no ciberespaço. Um mundo de diversão e conhecimento!

E não poucas vezes suas máquinas emperram, seus jogos não se concretizam, suas pesquisas escolares não se realizam... Alguém, distante, talvez uma criança por si mesma, está sobremaneira empenhado em destruir, ainda que momentaneamente, um sonho de prazer ou conhecimento.

Já ouvi até notícia de um troféu para quem conseguisse adulterar mais sites da Internet, um universo em que, seguramente, há relevantes serviços prestados à humanidade.

É pena, mas os hackers de todos os espaços continuam mesmo infestando o mundo e desencadeando a todo momento sua operação antissonhos. Antes destruíssem apenas nossas inocentes ilusões de comandar pipas!