VOCÊ JÁ COMEU FEIJÃO COM BETERRABA?

 

 

 

Como crianças em geral não gostam de verduras e legumes, minha mãe inventou um artifício que ninguém usava naquela época. Nas vitaminas que ela preparava, mesclava frutas como laranja, maçã, banana ou goiaba com pedaços de cenoura e beterraba, o que muito nos agradava, pois o suco ficava bordô e o xixi que fazíamos depois saía daquela cor. Era uma festa! Eu tentei oferecer a mesma coisa a meus filhos, mas não deu certo, nem a possibilidade do xixi vermelho os convenceu. Eles detestaram. Eu era a única na família a gostar de beterraba. Meu marido torcia o nariz e as crianças não queriam nem ver.

 

Um dia, porém, uma amiga me contou um segredo: para fortificar seus filhos ela cozinhava uma beterraba com casca e tudo na panela do feijão. Custei a acreditar. Não ficava vermelho?... Não modificava o gosto?... Não o deixava adocicado?... Experimentei. Nada disso aconteceu. A única diferença apareceu no resultado, o que vinha para a mesa era um feijão mais bonito. Todos comiam e ninguém percebia. A beterraba, é claro, não o acompanhava, vinha em outra travessa, cortada em rodelas. Só para mim.  Durante anos usei dessa estratégia, só abri o jogo tempos depois, quando eles já não eram mais crianças e vieram me contar que salada com beterraba ralada era muito bom...

 

 


 

A beterraba é rica em vitaminas e minerais. Contém cálcio, ferro, açúcar e tem alto teor de potássio. Além de ser fonte energética, pode ajudar no controle da pressão alta.