O DRAMA DA VIDA PÚBLICA III

ZAQUEU NO ANALISTA

Alienado pelos constantes falatórios pelas ruas de Viruslândia a respeito de suas cagadas, Zaqueu acabou ficando meio biruta.

A coisa não podia continuar daquele modo, senão acabaria enlouquecendo de vez. Ele tinha uma cidade para cuidar. Resolveu consultar seu assessor para assuntos aleatórios e obteve um inesperado conselho:

— Procure um analista! — disse-lhe o conselheiro — com uma dúzia de seções aca¬bará se recuperando.

— Você acha mesmo? — indagou Zaqueu um tanto avexado.

— Claro prefeito, analistas são feitos para esse tipo de coisa. Se o senhor se acha estressado, o analista dá jeito.

E lá foi ele para a cidade vizinha em busca da ajuda que precisava.

A recepcionista do consultório, comedida de praxe, precisava preencher a ficha, então lhe perguntou.

— Idade?

— Vinte e cinco — respondeu o bom prefeito.

— Estado civil?

— Casado.

— Nome da esposa?

— Precisa mesmo? — perguntou intrigado.

— Se não quiser, deixo esse item sem preencher.

— Maria e Tonha — informou.

Ainda bem que a moça entendeu mal e preencheu na ficha como Maria Antonia, e ficou por isso mesmo.

Terminada os entretantos, era hora de partir aos finalmentes, e ele entrou consultório à dentro.

— Boa noite! — disse-lhe o analista.

— Boa noite, doutor.

— Por que marcou consulta tarde da noite?

— Imagine se os adversários me virem num consultório psiquiátrico, o que vão dizer?

— Nada, eu acho. O padre faz análise, e ninguém fala dele.

— O padre! — exclamou Zaqueu.

— O juiz e o delegado também — disse o analista, furando a ética outra vez.

— Acha que estou doido como o padre, o juiz e o delegado? — perguntou Zaqueu, preocupado.

— Só depois de algumas sessões é que podaremos saber.

— Mas cite três motivos que tornem o homem um louco.

— Embora existam milhares de motivos, posso citar, por exemplo: ter mais que uma esposa; repartir dinheiro e vir ao analista.

— Então me interna, doutor. Sou louco varrido!

Hamynhas Mathnatha
Enviado por Hamynhas Mathnatha em 10/08/2011
Código do texto: T3150803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.