CRIAR OPÇÕES... SEM PRETENSÕES



Imagem - Google


Por muitas vezes somos vítimas da soberba e da vaidade dos outros e também das nossas. Até que finalmente percebemos o quanto isso é inútil.
 
Vou aqui transcrever uma mensagem budista (provavelmente, já conhecida de alguns) que trata justamente disso.
 
Com esta mensagem, meu desejo é que todos criem opções para flexibilizar o próprio sentido da vida e assim humanizar os ambientes onde se vive. Agindo assim, todos terão bons motivos para comemorar, não apenas um dia, mas todos os dias que se seguem.
 
Eis a mensagem:
 
Num antigo mosteiro do Japão  havia, entre os discípulos do Mestre Zen, um que era muito pretensioso. Acreditava que sabia mais e melhor que os outros e sempre tinha respostas na ponta da língua. Um dia, o Mestre Zen e este discípulo conversavam entre as árvores de um bosque. De repente, o Mestre volta-se para o discípulo e pergunta:
 
M – Você sabe muitas coisas, não sabe?
D – Sei sim, meu Mestre.
M – Pois estou disposto a lhe testar, você concorda?
D – Claro, Mestre, pode perguntar o que quiser.
M – Você sabe onde estamos neste momento?
D – Claro que sei Mestre, estamos neste bosque.
M – E onde está este bosque?
D – No Japão.
M – E onde está o Japão?
D – Em nosso planeta, Mestre.
M – Onde está nosso planeta, meu jovem?
D – No Universo.
M – Então me diga, onde está o Universo?
D – Bem... isso... eu realmente... não sei.
M –Veja só,  você nem sabe onde está e acha que sabe muito.  Meu jovem, vocêmrealmente tem muito o que aprender.
D – Ora Mestre, isso não é justo. Nem mesmo o senhor sabe onde está o Universo, não é mesmo?
M – Pois esta é a nossa diferença. Minha ignorância é baseada no meu entendimento, enquanto o seu entendimento é baseado na sua ignorância. Sou um tolo bem humorado e você é um sério idiota. 
 
 
******

 
Arnaldo Agria Huss
Enviado por Arnaldo Agria Huss em 11/08/2011
Código do texto: T3152761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.