A TRISTEZA

Tem dias que da vontade de sair por ai, largar tudo de mão, desistir. Tem dias que a gente torce pelo fim do mundo, provamos do desgosto, descolorimos todos os sonhos, desprezamos qualquer belo canto dos pássaros lá fora, ignoramos a benção do sol, e tudo por quase nada, pois a tristeza é fria, é o vazio. Há certos momentos na vida que realmente não da pra entender, buscamos explicação para o fracasso, inventamos conspirações, duvidamos do divino. É um fato triste falar da tristeza (Viva o pleonasmo), pois como definir-la em palavras? Como traduzir as lágrimas? Mexer nessa ferida parece insano, sentimento que repudiamos sempre inconveniente, sem hora de chegar, sem hora de partir, a tristeza é assim imprevisível.

Não nos faltam motivos para acionar a tristeza em nossos dias, possa ser uma briga, uma decepção amorosa, a perda de alguém insubstituível. Esse sentimento trevoso que faz parte da vida nos transporta para um universo completamente indiferente de tudo que há de bom pra se viver, a tristeza individualiza a pessoa, nos fecha para o mundo, suga a energia vital, nos torna vulnerável nessa guerra da sobrevivência. O pior é que não tem como nos defender de qualquer tristeza, não tem como prevenir, ela vem assim do nada, me faltam palavras, confesso é impossível evitar-la.

Talvez seja mesmo impossível evitar a tristeza, pelo menos até que provem o contrario, mas olhando pelo outro lado, são nesses momentos trágicos, que nos aparecem os anjos, sim aquelas pessoas que chegam e mudam nosso humor, com um sorriso, com uma palavra, ou até mesmo com a simples presença, chegam assim do nada e tudo pode mudar! Quem sabe a tristeza sirva pra isso, pra que a gente descubra que existem pessoas que se preocupam com nos, que Deus não te esqueceu que enviara sempre um bálsamo.

Precisamos entender que nunca estamos sós, não importa o quanto à tristeza te debilite, é preciso força, não da para ficar ai parado, a vida sempre continua, todo dia morre e nasce um sol dentre nós. Esse processo devastador que a vida nos proporciona, com decepções, perdas, é realmente complicado nos manter bem todos os dias, porém é perigoso manter viva uma tristeza dentro de nós, embora não podemos evitar-la, temos o poder de extermina - lá, temos que dar chance para que isso possa acontecer, a tristeza vem fácil e pode ir fácil, só depende de você, de reconhecer as coisas boas da vida, que sempre serão maioria. O primeiro passo para se combater a tristeza, vem de você, de não se deixar iludir, de parar de pensar que nada vai mudar, que tudo acabara em um infeliz final. Não importa quanto as coisas estejam ruins pra você hoje, possa ser que amanhã nada mude, porém é preciso continuar acreditando, é preciso deixar essa energia chamada esperança viva em você, buscar nas coisas simples a felicidade.

Eu sei que esse texto não foi uns dos melhores que você já leu, reconheço a falta evidente de conteúdo, está de frente com a tristeza parece algo estranho, entender também não é algo fácil, nem tentei criar um sentindo. Expressar o lado terrível dos sentimentos, o lado dramático não é algo que eu possa me orgulhar. Queria apenas deixar uma mensagem de força para as pessoas que passam por momentos difíceis hoje, talvez vocês nem leiam esse texto, mas quem estiver lendo e um dia precisar, espero que lembre, espero que consiga entender que a vida nos reserva um pouco de tudo, encarar, cair, se levantar, tentar todo dia, mesmo que canse, mas se vale a pena chorar, mas se vale a penas esperar, lute, chore, porém não demore pra reconhecer que continuar no erro é burrice, que a tristeza é apenas uma lição, um passo, um momento ruim, a tristeza não pode ditar o ritmo de sua vida, ela não tem força, ela só persiste se você alimentá-la com sua descrença, se você deixar-la se sentir em casa quando atingir seu coração. Busque um sorriso, seja humilde peça um abraço, reclame, peça atenção, só não seja vencido, só não trema quando estiver de frente com ela.

Diêgo Vinicius
Enviado por Diêgo Vinicius em 11/08/2011
Código do texto: T3153484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.