Lixo

Quem se dispõe a ter um lar no Canadá precisa saber de uma coisa: não separar lixo orgânico do reciclável NÃO é uma opção.

E nem adianta tentar burlar o sistema, colocar uma caixa de papelão por cima da casquinha de banana e fingir que é tudo material reutilizável. O Estado tem olhos atentos por todos os lados e, se percebe que o joio continua misturado com o trigo, vai pura e simplesmente rejeitar o seu lixo. Sim. O esquema aqui é organizado e rígido.

Uma semana só são recolhidos materiais orgânicos, que devem ser depositados nos recipientes pretos. Na outra, é a vez dos recicláveis, despejados em latões azuis. Cabe aos moradores obedecer o calendário e colocar tudo direitinho na beira da rua, quinta-feira à noite.

Sexta de manhã, se as regras tiverem sido seguidas de modo satisfatório, não haverá mais nada em frente a sua casa. Caso contrário, é punição: bilhetinho com uma advertência da prefeitura e seu entulho devidamente abandonado em seu jardim. Aí, você que se vire para arrumar espaço nos latões e juntar o lixo rejeitado com tudo mais que deverá ser jogado fora nos próximos 15 dias.

É um parto. Mas faz as pessoas aprenderem a lição.