IDIOMA PÁTRIO

Hoje acordei com as macacas!
Há muito tempo essa febre não me acometia, mas do jeito que vem, ela vai. Assim como a malárica.

Levanto e começo logo a implicar com o nosso idioma. É uma birra antiga, que quando eu não tenho mais nada com me preocupar me toma de assalto. Coisas de filho e pai!

Acho que algumas palavras teem significado errado; outras, ao contrário, representam extremamente bem o que querem dizer.

Por exemplo; são vocábulos rascantes, antipáticos, mas muito bem colocados, "guerra","carrasco", "corrosivo" e "furreca".

Porém, na minha maluquice, um monte deles soa com significado inteiramente diverso.

Cabotino - roupa surrada ; "O joão? Vestir bem nada. Ele só usa aquele terno cabotino!"

Púlpito - doença grave; "Coitado do Alfredo, foi acometido por um púlpito agudo!"

Efeméride - figura geométrica; "Quero ver qual dos alunos traça com perfeição uma efeméride."

Magarefe - jogo de azar; "O sem-vergonha perdeu tudo no jogo de magarefe."

Cadaver - cofre-forte; "Era, sem dúvida, um avarento; guardava tudo naquele cadaver velho"

Alcaide - pintor de paredes; "...foi para o que ele deu - um simples alcaide."

Abade - espécie de peixe; " Pra mim não tem melhor que um abade bem assado!"

Catadupa - brinquedo de criança; "Parque maravilhoso, cheio de catadupas!"

Energúmeno - espécie de legume; "Ôba, hoje tem salada de energúmeno!"

Em contrapartida, há outros de perfeição total: cristal, esplendor, amor, mãe e Deus!

Experimente só pronunciar os três últimos com entonação irada. Experimente e depois me diga se conseguiu!




paulo rego
Enviado por paulo rego em 13/08/2011
Reeditado em 20/09/2011
Código do texto: T3157705