E POR FALAR EM CAMÉLIAS...



“Arabescos de núvens lá pelos lados do Sul,diziam-lhe de previsões de tempo que raramente falhavam.E naquêle seu jeito caboclo,ouvia a “Guaíba de Porto Alegre”entre um chimarrão e outro”



Seu Jango
Hoje despertei com um desejo de dizer-lhe tantas coisas...
Falar daquelas minhas ansiosas esperas nas tardes de sábado.Daquêle trem apitando e  meu coração criança aos solavancos com a expectativa de tua chegada.
Depois,nossos reencontros no portão.O olhar carinhoso,aquêle seu jeitão caboclo de levar a vida,a maçã envolta num papel roxo (vinda da Argentina,como você dizia) ou aquêle embrulho com jujubas,o doce de minha preferência.
Relembrar a harmonia que sempre reinou em nossa casa,a simplicidade acolhedora à tantos amigos seus.Os compadres,as alegrias,os jogos de cartas...Ah! E o seu Adriano com aquêle violão!?... Nós todos cantando o  mesmo refrão: “E a fonte à rolar...Chuá,chuá...E a água à correr...Chuê,chuê..."
As cucas recheadas,encobertas com farofa doce? Dona Hilda sempre exagerada em tudo,né?
Até no tamanho das fatias servidas àquela turma.E a sua havia de ter muita goiabada;recomendação do chefe. (Aliás, bem mais camarada que chefe).
Tantas coisas a dizer...Meus tempos de adolescente,meus retornos em madrugadas e você acordado à minha espera.Minhas broncas diante da sua inquietação enquanto eu não chegava.Mais  tarde a mesma cena repetindo-se comigo em relação ao meu filho.Parece-me que a história é sempre igual,só mudam-se  enderêços.
Quanto de bom, e de penoso também, a vida nos reservou,não é mesmo? Gosto de relembar apenas o que de melhor ela nos ofereceu e  tantos foram  os momentos lindos,  vividos com emoção,faternidade,amor e poesia.
Sim,porque a poesia reside no jeito simples de encarar as coisas.
Você se foi,já bem velhinho,mas com a garra e lucidez de um jóvem.Tua cabeça cheia de histórias,de lembranças , revividas (e repetidas por muitas vezes) ao lado daquêle fogão à lenha. Recebestes menção honrosa pela eficiência de seus 54 anos dedicados ao trabalho(ao mesmo trabalho).Um show a sua participação naquele encontro que reuniu  mestres  e  historiadores de nosso município e você ,aos 86 anos,mencionando datas ,personalidades e fatos que fizeram a história de Irati.Três dias após nos surpreendestes com viagem não programada aos campos do infinito.
Muito ainda eu teria à lhe falar,à recordar...Dizer daquêle seu olhar lá pelos lados do Sul e a previsão do tempo,baseada nos traços do céu,que raramente falhava.Seu fanatismo por futebol.Na TV ,sem volume,assistias à uma partida.Pelo rádio (sempre sintonizado na Guaíba de Porto Alegre) ouvias ao mesmo tempo a transmissão de outro jogo.E ,como ninguém é perfeito,eras torcedor do Inter.Tenho ainda em meus guardados aquela caneca “colorada” em que tomavas o seu café da manhã.
Como esquecer-me daquêle seu gosto pela terra,pelas plantas? Das muitas árvores que você plantou? Algumas ,como as camélias,só para agradar à dona Hilda o grande amor de sua vida.
...E POR FALAR EM CAMÉLIAS,aquelas que  haviam  proximas  à uma  das  janelas que  não  mais  existe,continuam  lindas.
Ei-las,numa  foto  especialmente  pra  ti,meu pai  e   amigo. . .