Pensamentos puramente pensados

Tive um amigo virtual, com quem conversava muito. Durante algum tempo, trocamos muitos e-mails em que comentávamos sobre nossas idéias, filosofávamos.

Ele dizia que pensamentos puramente pensados são estanques. Não existem. Na época, dentro do contexto em que vivia, concordei com ele.

Refletindo mais sobre isso, sobre nossas conversas, hoje já sei, que pensamentos puramente pensados, guardam e resguardam amizades. É o discernimento, a sabedoria de saber distinguir quê pensamentos podemos expressar, sem ferir suscetibilidades.

Nossos pensamentos, as coisas em que acreditamos, mudam com o passar do tempo. Algumas idéias se reforçam, pela força das circunstâncias, outras até deixam de existir. Assim, nosso contexto também tende a variar. O sempre e o nunca passam a ter pesos diferentes e, muitas vezes, nos apercebemos que aquele “para sempre”, deixou de o ser e que o “nunca mais”, acabou de retornar.

Pensamentos puramente pensados, geram reflexões mais profundas, permitem amadurecer idéias, sentimentos, que se fossem expostos de maneira impensada, poderiam gerar grandes desastres emocionais.

Já fui muito mais irrefletida do que sou atualmente. Aprendi a ponderar muito, mas muito mais. Aprendi a reter pensamentos puramente pensados, não para resguardar amizades, mas para me resguardar do infortúnio de pronunciá-los e não poder calá-los, depois.