ÁLCOOL NÃO MATA!

Li com prazer a crônica da minha amiga GIUSTINA, onde fala que “o álcool mata!”. Permito-me discordar dela pelo simples fato de já conhecê-la, embora virtualmente, há tempos e saber de sua luta e de sua vitória. Também tenho minha história e minha luta.

Álcool não mata! Jesus Cristo disse à mesa com os apóstolos: “Tomai, este é meu sangue...” e para isso serviu VINHO. Se matasse, Ele, em sua bondade infinita, teria servido mel, leite, suco de uva...

Não defendo o consumo de álcool. Pelo contrário! Acho que podíamos viver muito bem sem ele. Mas é inegável que bem usado pode nos dar prazer.

O problema não está no álcool em si, que se bebido pelo prazer do paladar e em quantidades moderadas pode até ter alguma ação benéfica ao organismo, como foi comprovado no caso do vinho.

O álcool não mata, assim como as armas não matam. Nós é que nos matamos quando usamos o álcool para outras finalidades que não o paladar. Nós mesmos viramos o cano da arma em nossa direção quando passamos a beber para fugir, para resolver nossos problemas e não para agradar as papilas gustativas...

E a diferença é muito sutil e muitas vezes nem é percebida...Quem bebe um “trago para relaxar” já esta a caminho...Assim como quem bebe “para ficar alegre”...Ja está virando o cano da arma para a sua cabeça (ou a dos outros, o que é pior ainda). Quando o álcool é usado como “remédio” o perigo já está rondando...

Não há duvidas de que a Giustina está certa: O álcool acaba com saúde, família, amizades e com a vida. Quando é mal utilizado.
Tem razão também a minha amiga quando reclama da propaganda de bebidas alcoólicas. Está demais! Desde cedo, as fábricas de bebida tentam incutir nas pessoas a “obrigação” de beber para se socialisar. Devia ser proibido!

Assim como devia ser proibido o consumo para menores (na prática). Porque gente pequena bebe para imitar...e muitas vezes nem gosta de beber...mas se sente deslocado do resto do “bando” se não bebe...

Assim como deveria ser muito mais rígido o controle e a punição a quem faz mau uso da bebida.

Eu gosto de vinho...tinto, seco, de boa qualidade. Muitas vezes já vi gente botar açúcar, refrigerante, no vinho para “conseguir” beber...Então não beba! Quem faz isso faz mau uso da bebida: Querem se socializar através de uma bebida que so deveria ser consumida pelo (bom) gosto.

Mais uma vez, concordo com minha amiga. Como é muito difícil distinguir o “gosto” do “motivo”, melhor deixar de lado...Vive-se muito bem sem!



Dante Marcucci
Enviado por Dante Marcucci em 16/08/2011
Reeditado em 16/08/2011
Código do texto: T3162744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.