SÉCULO XXI

Pensar no século XXI, sem pensar na urgente necessidade da implantação de valores na mente dos nossos jovens, é como ignorar a existência do sentido de uma vida digna e baseada na crença de uma evolução, de aprimoramento em todos os sentidos, da perpetuação da nossa espécie.

É preocupante a situação mundial, no que diz respeito a vida, a viver...A vida esta no patamar da banalização dos sentimentos, do entendimento sobre o que somos e o que queremos ser e fazer por nossa pele, no futuro que sempre nos chama, incessantemente.

Muitos valores são fundamentais para o nosso amanhã.Valores como o respeito e o desejo de trocar experiências, quanto ao modo de ver a vida. Entender melhor o mundo e suas mudanças. É super importante criar maneiras de convivência, respeitando os limites, as capacidades,as opções e escolhas de cada um.Fundamental é interagir com tolerância frente a visão de um e do outro.

O mundo corre um sério risco de se auto-destruir, pela repulsa que membros de uma mesma existência, de uma única espécie, tratando-se como gladiadores. Amanhã nossos jovens ocuparão espaços, onde terão em mãos, poder...

Poder para transformar ainda mais o mundo. E os nossos jovens tem que querer uma sociedade pluralista.Uma sociedade formada por pessoas criativas e qualificadas.

O século XXI, será um desatroso caos corruptível politicamente,vil e frívolo socialmente e nulo de valores humanamente dignos, se nossos jovens hoje não se libertarem das amarras, dessa nossa sociedade podre, materialista e mascarada.

Estão absortos em vazios criados por drogas alucinógenas, pela bebida consumida desenfreadamente. Parecem mais zumbis viciados por tudo o que os cegam, por tudo o que os retiram da realidade.

Não tem apegos, não criam laços, não fazem planos, vivem aéreos, perdidos num nada.

O século XXI é uma fase, que não se vê muitas perspectivas de sucesso, e isso é preocupante.Particularmente acredito que as escolas deveriam ensinar além da matemática, a socialização, o conhecimento de si mesmo e do outro como sendo iguais,além da história e da geografia, ensinar também sobre o valor da vida.

Talvez devessemos ensinar nossos jovens a sonhar mais e ajuda-los a realizarem seus sonhos, a compreender os seus sonhos, a interpretar a profundidade da existência humana na face da Terra. O valor de uma respiração, de uma vida...

Sei que nossos problemas sociais vão muito além dessas palavras, mas sei também que por isso mesmo é que muito tem que mudar. Se tudo ficar sempre sem cobranças, sem alertas, se quer conheceremos os que querem um mundo melhor, os que lutam por meios de uma vida mais igualitária, de um futuro mais humanizado, mais espiritualizadamente tocado.

Só se ouvem respostas, após ouvir as perguntas...só se acham soluções, após conhecer os problemas...E sempre existirão pessoas com fé num mundo melhor. Com esperança em novos caminhos. Pessoas como o professor Fernando Abrucio, que diz que em meio às incertezas do século XXI, é possível apostar numa juventude, propositiva e bem preparada. E que este é um sonho que ele tentará colocar em prática, nos próximos anos de sua vida.

A primeira mudança tem que ocorrer dentro de nós. Novos propósitos de vida vem de dentro pra fora. Depois de soltas as energias é só encaminhá-las para o objetivo certo.