Série "Ditados na Berlinda" 21: De grão em grão, a galinha enche o papo?

De grão em grão... Sim, se guardarmos uma moeda por dia, no final de algumas décadas teremos uma gorda poupança. Diminuindo um cigarro por dia, ao cabo de algumas semanas teremos deixado de fumar. E quando iniciamos a dieta e a ginástica, há um ano, jamais imaginávamos que fôssemos mesmo emagrecer, e olha só...

O longo caminho se inicia com um primeiro passo. E passo a passo chegaremos lá. É como o aprendizado de uma língua estrangeira: a jornada é vagarosa mas, com empenho e dedicação, podemos vir a falar e compreender bem outro idioma.

Mas o que dizer de ganhar na loteria, ficando milionário de um minuto para o outro? Os adesivos incríveis que injetam nicotina nos pobres viciados que, em alguns dias, deixam de fumar? E as dietas desintoxicantes, os suplementos alimentares e outros milagres correlatos que nos mostram o resultado ali mesmo, no dia a dia do espelho?

O longo caminho pode ser encurtado com um avião. Sem passos, a não ser a estafante jornada dentro dos aeroportos...

Não. Nenhum desenvolvimento natural é abrupto, brusco, repentino. A natureza, neste caso, tem seus ritmos imutáveis e o ser humano, ainda que bem pouco de natural lhe reste, deve aprender a respeitar e a tirar deles lições para sua vida. É na cadência da luta, lenta e constante, que temos a oportunidade de nos preparar, observando todas as nuances e delicadezas desse passo-a-passo, para as mudanças repentinas às quais, vez por outra, essa mesma vida nos atira...

(Mas, cá entre nós: que moeda, que nada! Ganhar na loteria e ficar ziliardário do dia para a noite é tudo de bom. E, olha: logo, logo vão inventar um chip que, implantado na nossa cachola, nos tornará falantes de quantas línguas estrangeiras quisermos - e com a fluência de um nativo. Grão em grão? Só se for pipoca!)

___________________________________

Este texto faz parte do Exercício Criativo "De grão em grão"

Saiba mais e conheça os outros textos acessando:

http://encantodasletras.50webs.com/degraoemgrao.htm