VOCÊ, pronome respeitoso

Conversando com um professor sociólogo, Dr. Paulo Cezar, no início da conversa o estudante Handerson, do curso de Antropologia encontrava-se meio acanhado referente a forma de tratamento com o docente, e, com pessoas mais idosas de volta e meia sente-se acanhado, como tratá-las devidamente. Preferindo de início usar “senhor” e, após perguntar para a pessoa como deseja ser tratada. Haja vista, que nos dias atuais muitas pessoas não gostam em serem tratadas de senhor, senhora, pois, de imediato dizem – o senhor está no céu!

Perguntou para ele como prefere ser chamado, se era de você ou senhor, por conta do respeito. O professor, em menos de um minuto deu uma aula para ele, sobre pronome de tratamento: o pronome de tratamento, você, vem de Vossa mercê, Vós mercê, sendo assim, é um tratamento altamente respeitoso, como Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Reverendíssima, só que com o com o uso, o vulgo ficou – você.

Zenilton
Enviado por Zenilton em 19/08/2011
Código do texto: T3169727
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.