O DRAMA DA VIDA PÚBLICA XIV

ZAQUEU NA ESCOLA

Naquele tempo, quando Zaqueu ainda era um mero vereador e estudava o curso noturno, ficava intrigado com as aulas de matemática. O professor Geraldo era um homem sábio, importando lá da terrinha, sempre procurou levar sua cadeira com bases filosóficas, e o vereador Zaqueu ficou impressionado. Havia passado um semestre e o estudioso aluno aprendia a todos os ventos, matemática comparada, coisa que o professor Geraldo mesmo descobrira.

“Trinômio do primeiro grau é uma equação com três termos e de expoente um. A soma pela diferença de dois termos é o quadrado do primeiro, mais o quadrado do segundo”.

Falou o homem sobre quadrado perfeito, teorias e teorias: Pitágoras, e outros matemáticos antigos.

Mas Zaqueu, iludido que poderia saber mais do que o mestre, apoderara da questão e tentara inverter a aula ao seu próprio modo. O professor, de raiva das indolências do aluno ficara tão pálido tanto quanto esposa de vampiro, mas titubeou.

Lá pelas tantas, quando a hora do recreio já havia passado e Zaqueu já havia devorado seu sanduíche de mortadela, voltou ao professor e disse:

— Professor! Gostaria de aprender matemática quântica?

— O quê? — indagou o velho mestre.

— Ora professor, matemática quântica.

— Mas você sabe o que é matemática quântica?

— Não, não sei. E o senhor sabe?

— Nem eu.

Um pouco desenxabido o velho ciscava de um lado ao outro, sempre res-mungando não se sabe o quê; depois voltou ao intrigante aluno.

— Zaqueu, porventura você sabe tabuada?

— Sei.

— E os países e as capitais do mundo?

— Também.

— O El Niño, o que é?

— Esta é fácil, professor. Quando eu era criança aqui mesmo em Viruslândia, subia nas árvores para assaltar os ovos dos el ninhos dos passarinhos.

“Só matando” — pensou o grande mestre.

Após ficar por um tempo mais encabulado do que noivo ao pedir a mão da moça em casamento o professor tentou retirar um pouco mais de seu aluno indiscreto.

— Falamos há pouco sobre matemática. O senhor ainda lembra o que é um quadrado perfeito?

— É o senhor, professor!

— Como, eu?

— Quem não sabe nada e vive perguntando tudo pra mim é o senhor.

Hamynhas Mathnatha
Enviado por Hamynhas Mathnatha em 22/08/2011
Código do texto: T3174556
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.