ONDE ANDAM A INOCENCIA E OS INOCENTES?



  Em se tratando de seres humanos penso que os inocentes só podem ser encontrados nos berçários  das  maternidades do mundo inteiro.Esses ainda não foram contaminados pelas intrusas conveniências da vida que nos levam gradativamente a perder a nossa inocência. O que  pede o grito dos inocentes?  Quem são os inocentes, além dos recém nascidos? Aqueles que clamam pela misericórdia da natureza que eles mesmos ajudam a destruir? Ou aqueles  que clamam pela ética, pela transparência  mas não devolvem um  mísero troco que lhe foi dado a mais? Ou ainda os que saem em passeatas  contra as drogas, mas se aliam com a traficante ao adquiri-la?  Ou quem clama pela justiça social, mas explora e oprime seus serviçais? Ou os que usam o poder para  humilhar, denegrir, desqualificar?  Inocentes?  Eu diria que é preciso sair com uma   tocha  de luz nas ruas, a procurá-los. Há uma longa lista  dos atos e fatos que nos roubam a inocência e nos impedem moralmente de gritar. Entretanto, desconfio muito das  inevitabilidades, até por acreditar que  nós seres humanos somos duais ou múltiplos e assim sendo, trazemos em nós  muitas incoerências.Já disse também que acredito na força do autoconhecimento o que me leva  a pensar que podemos retomar sim e sempre, o nosso direito de gritar pelo que  é certo e justo, vencendo os nossos limites e abrindo portas para possibilidades  em que possamos dizer diante do espelho: neste caso, sou inocente  e meu grito há de ser ouvido.