A MALDITA INVEJA.

Da mente habitada pela inveja não se aproxima a virtude.

Esse baixo sentimento humano, visível pela forma que se mostra e modo que se expõe, revela sua imensa fraqueza, reverenciando a superioridade do invejado

A arma do invejado reside em que concomitantemente desperta inveja e infunde temor. A força do invejado não é desconhecida pelo invejoso.

A angústia do invejoso, perdido nas vitórias do invejado, espreitadas sempre, sufoca qualquer possibilidade que teria de avançar e crescer, se pudesse.

Falta ao invejoso a amplitude de interior para fazer as grandes viagens do espírito. A espiritualidade não abriga fraquezas ou dissimulações, é alada para voos grandiosos, permitindo às asas da imaginação alçarem o infinito.

Rouba de si mesmo quem foge de seus pensamentos para fixar-se no que criam os outros. É como subtrair o que tem, embora pouco, guardando o proveito que tiraria para si, preocupado com o que não tem e não lhe foi dado.

Usa o espelho como o avarento, perseguindo o que não será usufruído, embora tenha pensamento, mas restrito ao seu alcance.

É como a fortuna do avarento, nunca lhe será útil embora a possua. Também assim, como o pensamento do invejoso, nunca lhe trará o mínimo por almejar o máximo possuído pelo invejado e que lhe está distante.

Lá estão os avarentos no Inferno de Dante, Virgílio os questiona: “Oh Criaturas Insensatas (O creature scioche!) . Que profunda é a ignorância que os degrada! Aquele cujo saber transcende a tudo, criou os Céus e designou para cada um deles uma inteligência diretora , de modo que por toda a parte, brilha a suprema lei distribuindo luz com igualdade e proporção.”

É preciso entender essa igualdade e essa proporção para dar fim na maldita inveja que arrasta consigo toda sorte de impropérios e desvios de caráter.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 23/08/2011
Reeditado em 05/04/2012
Código do texto: T3177092
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.