Hora de ouvir Beto Guedes.

O inverno de agosto se prepara, lentamente, para ir embora. Que sabe, o alivio para quem tem cobertor estreito e ralo se anuncia. O choro de agosto também prepara as suas malas para ir para longe. Para mim esse mês chora pelo cansaço pela metade do ano que já se foi, pelas dúvidas, ansiedade. Alguma desilusão sempre acontece em agosto e algumas perdas importantes já aconteceram, certamente. Ao mesmo tempo, algumas saudades quentes começam a se preparar para aparecer e o coração se organiza para funcionar com mais intensidade e presença.

É que logo mais a primavera vai dar os seus sinais. As azaléias , o manacá da serra, a margaridinha, a lágrima de Cristo, a hortência, o hibisco, a petúnia, a violeta e tantas outras vão explodir no maior festival de cores benditas e vão nos convidar ao encontro. Encontro com o divino. A doçura desses cheiros e as cores repletas de magia e musicalidade vão promover a santa iniciativa de fazermos as pazes com o passado e dar condições de desenharmos um futuro de mais integridade e respeito. O justo entendimento com aquilo que já houve. O dar as mãos com acolhimento mesmo para aqueles que já se foram.

Tempos de ouvir Beto Guedes e, sinceramente, pedir perdão pelos desencontros, pelos desencantos, pelo adeus mal dado, pelo abraço com pouco ou nenhum calor, pelo beijo não sentido, pelo olhar que se esqueceu de brilhar, pelas histórias mal resolvidas, pela comida não partilhada.

Triunfalmente, vai chegar setembro. E a partir dele o coração vai se aprumando, lentamente, sem nenhuma vergonha, buscando intensidade no viver. Afinal “a lição já sabemos de cor, só nos resta aprender”.

“Quando entrar setembro

E a boa nova andar nos campos

Quero ver brotar o perdão

Onde a gente plantou

Juntos outra vez...

Já sonhamos juntos

Semeando as canções no vento

Quero ver crescer nossa voz

No que falta sonhar...

Já choramos muito

Muitos se perderam no caminho

Mesmo assim não custa inventar

Uma nova canção

Que venha nos trazer...

Sol de primavera

Abre as janelas do meu peito

A lição sabemos de cor

Só nos resta aprender.” - letra de Beto Guedes.

Vera Moratta
Enviado por Vera Moratta em 23/08/2011
Código do texto: T3177897