O que é o Homem?

Nas páginas do Gênesis , no sexto dia da criação, surgiu este” impávido colosso”,

Curtia as delícias do paraíso, mas se sentia muito só.

Então como num passe de mágica,Deus usando suas costelas como varinha criou a mulher .

Foi a sua desenvoltura.Daquele momento tudo conspirou não só para que viessem a formular o famoso dito-Cherchez la femme, mas ainda para que surgisse e perdurasse em nossas cabeças certa dúvida sobre a nossa própria essência.

Se Lineu nos outorgou a denominação de Homo sapiens, provou Richet, que nos assentaria a de Homo stultus.

Inumeráveis são as denominações e definições acerca do homem-umas igualando-o aos brutos, e outras o colocando mais abaixo, ora acima dos nossos irracionais.

Conta-se que de tantas contraditórias opiniões, Diógenes ao tentar colocar em ridículo um dos autores de tais afirmações .

Dissera um dia Platão “o homem é um bípede implume”.O cínico ao saber do que dissera o discípulo de Sócrates depena um galo e joga-o em plena Academia gritando:

“EIS O HOMEM DE PLATÃO!” Foi provavelmente depois disso que saiu ele em pleno meio-dia com uma lanterna na mão pelas ruas de Atenas a procura de um homem....Loucuras.

Existe enraizado a tendência de nos compararmos e nos nivelarmos aos animais.

E isto desde o tempo de Eclesiastes que de si para si dizia com respeito aos filhos dos homens,” Que Deus os provava e lhes mostrava que eram semelhantes aos brutos:

Dixi em corde meo de fillis homunun, ut probaret eos Deus, es ostenderet símiles esse bestiis.

Dizia Alexandre Herculano

”quanto mais conhecia os homens, mais estimava os animais”

e afirmava categoricamente Camilo Castelo Branco”o homem é um pedaço de asno”

já para Molière

”o homem é um animal perverso”

e para Campoamor

“apenas um mamífero endeusado”

E dentro dos mais contundentes é a de um provérbio Celta

“o homem é o único animal que se pode tornar noutro...num porco”

No decorrer dos tempos os próprios homens costumam qualificar-se de arara,toupeira, burro, asno, camelo,zebra, se um ou outro da nossa espécie é pateta, estúpido, ou ignorante;

Cachorro se é sem vergonha; mosca se for inoportuno; lesma ,se é indolente;sanguessuga, se vive a custa de outro;víbora se é de má índole;urso, se é falso;fuinha ,se é avarento;camaleão, se não tem caráter e muda de opinião como muda de camisa.

E obviamente por receberem nomes de animais passaram esses nomes a constituir o nome e por dizer o patrimônio de muitas famílias, como comprovam os: Carneiro, Lobo, Coelho, Falcão, etc, e mais, criaram dos nomes dos insetos, aves, répteis, quadrúpedes vários adjetivos ,verbos e até substantivos para uso da sociedade e para exemplo:abelhudo,pavonear,macaquear, emburrar, viperino embezerrar e amuar , e gatuno ,canalha, ratoneiro etc.

A fama negativa do homem e sua ferocidade levara Marcelino a declarar, segundo Montaigne, que

“não existe animal no mundo que o homem mais deva temer que o próprio homem”E ´séculos antes, Plauto afirmava que “o homem é um lobo para o homem”mas seu ponto de vista é contrariado imediatamente, porque lobo não come lobo!e Maquiavel derrubou por terra quando disse:

”o porco não atormenta o porco, o cervo deixa o cervo em paz; só o homem chacina o homem, crucifica-o e despoja-o”

Através dos tempos o homem tem sido considerado um animal, muito embora um animal sui genires.

Porisso Aristóteles, sem haver aproveitado a lição de Diógenes e Platão afirmou para a posteridade:

O homem é um animal político” e Flanklin definiu-o:

"Um animal que fabrica ferramentas”.

A fim de que acentuássemos as diferenças com os irracionais, aconselhava-nos Rabelais que ríssemos.”Porque o riso é próprio dos homens”.

Homero dizia:” de todos os animais que respiram ou rastejam sobre a terra o mais fraco é o homem”.

Na opinião de Lamartine:”o homem é um deus caído que se lembra dos céus”

Já Ralph Linton como querendo contrariar o poeta francês dizia; ”não somos anjos caídos, mas animais aperfeiçoados”

O que não podemos negar, é a universalidade da estupidez humana como observou Boileau .

Enfim, seria interessante sabermos o que pensam os animais ao nosso respeito .Que bom se estivéssemos no tempo de Esopo ,de Fedro ou de La Fontaine, quando os bichos falavam Perguntar ao papagaio não seria digno de crédito as suas respostas , porque repetiria o que ouviu de um homem.

São inúmeras as enunciações a respeito do homem e mais seria cansativo enumerar .

Mas afinal, que é o homem?

Me arrisco aquela saída da boca do velho carroceiro que cata papelão em minha rua :

"Um homem é um homem, assim como um cachorro é um cachorro”