GRUPO ESCOLAR GENERAL NETO

GRUPO ESCOLAR GENERAL NETO

FlávioMPinto

Semana passada tive a grata satisfação de retornar ao Grupo Escolar General Neto, hoje EEF General Neto, escola onde estudei do 2º ano primário ao 5º, de 1959 a 1962, na minha cidade de Sant’Ana do Livramento-RS.

É sempre bom retornar onde fomos felizes e bem tratados. A educação não tem medida no tempo e persiste apesar dele. Eu encontrei facilidades, pois já entrei na escola alfabetizado.

Ciceroneado pela Diretora Áurea Maria Vargas Guedes pude visitar todos os lugares que vinham pela memória para matar saudades. Das salas de aula, da sala de música, do pátio de concreto com as pequenas arquibancadas e onde periodicamente fazíamos educação física, o campo de futebol, o local do mastro da Bandeira no segundo piso defronte á escola onde cantávamos o Hino Nacional e hasteávamos a Bandeira Nacional semanalmente.

Até de um armário, que sempre esteve no pavimento superior carregado de animais empalhados mudara de local, lembrei: agora está defronte ao gabinete da atual diretora.

Mas o Galinha Nervosa continua o mesmo. Não foram feitas substanciais mudanças arquitetônicas para desfigurá-lo. Apenas a cor mudou passando de amarelada para verde. E senti a falta da sala de música transformada em laboratório de ciências.

Além da primeira professora, D. Blanca A.Blanco, deu até para recordar o famoso arroz com leite da D.Antonieta. Era servido no recreio e muito concorrido. Uma delícia. Com uma pitada de canela por cima era uma iguaria.

E até aquela professora que nos dava reguadas nos dedos... Oigaletê!!

Não posso afirmar que os professores alunos mudaram: mudaram assim como o tempo mudou a sociedade. Estão consoantes com seu tempo como éramos.

Antigamente a diversão era o guarda da frente da escola, que colocava um apelido em cada aluno e agora não sei mais. Apenas posso constatar que a pracinha mudou. Escorregadores, balanços, barras paralelas, argolas, deram lugar a pistas de skate e junção de.... bom, cada um com seus grupos de época. O meu era para jogar bola na quadra da AABB defronte a Santa Casa ou na cancha de areia( ainda hoje é assim) defronte a capela do colégio das freiras.

Passeei no tempo e consegui recordar muita coisa. Ah, mais uma me veio à mente: a sala dos professores continua no mesmo lugar e era para onde mandavam os alunos que se comportavam mal após triagem na sala da diretora. Foi a primeira vez que lá entrei e tomei um belo café. Bom sinal que foi reforçado com a mostra, por uma professora da secretaria, da Ata da minha conclusão do ensino primário!

E fui para o Estadual após aprovação no concurso de Admissão ao Ginásio.

Divertido era o Galinha Nervosa.

De belos exemplos que guardamos até hoje.