OS CHICOS DO BRASIL

Os Chicos que engrandecem o Brasil, até onde sei, na sua maioria é de Minas Gerais. A começar pelo nosso Velho Chico. Rio São Francisco que nasce em Minas e banha o nordeste com suas águas caudalosas, transportando gente e mercadorias, produzindo peixes e irrigando o semiárido nordestino.

Outro Chico famoso, o nosso médium Chico Xavier, cogitado para o prêmio Nobel da Paz, sempre retratado em livros e filmes.

É poético lembrarmos o nosso Chico Mineiro, boiadeiro e violeiro imortalizado nas vozes de Tonico & Tinoco.

Chico Rei, príncipe africano que libertou escravos em Vila Rica.

Chico Ferramenta, ex-deputado e ex-prefeito de Ipatinga, inseriu grande progresso naquela cidade do Vale do Rio Doce.

Saindo de Minas Gerais, temos o saudoso Chico Mendes, no Acre, um ferrenho defensor das florestas brasileiras. Deu sua vida em prol desta causa.

No cancioneiro popular encontramos quem nos encantava com sua voz maviosa, Chico Viola, o Rei da voz. Francisco Alves morreu num acidente de transito em 1952.

Chico Sales, cantor, compositor e repentista da Paraíba.

Temos também o nosso Chico Buarque de Holanda, encantando-nos com suas composições, sua literatura e sua bela voz.

Ainda aqui em Minas, não me sai da lembrança meu tio Chico Pascoal. Atrevo-me a dar-lhe um adjetivo, “O Rei dos ditados”, quase só falava nesse viés de comunicação. Um dos ditados que aprendi com ele aos meus 12 anos, “A vida é uma guerra e cada dia uma batalha “

Não poderia faltar na lista dos famosos chicos, Chico Anísio com seus imortais personagens.

Lair Estanislau Alves.

Agosto de 2011-08-22 A tempo: A minha solidariedade a todos os Chicos do Brasil.

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 28/08/2011
Reeditado em 25/12/2014
Código do texto: T3187021
Classificação de conteúdo: seguro