A tragédia do Bonde - Patrimônio Histórico abandonado

Olhe, eu sei que você já sabe, que já leu... viu até o sangue escorrendo por entre os paralelepípedos. Eu sei. Mas eu preciso falar, não posso me calar diante de mais uma tragédia anunciada. O Brasil... ôpa, o Brasil não, que nós não temos culpa e se temos é só em parte. As autoridades a quem a responsabilidade toca, estas autoridades nada fazem e se puderem fazer, farão contra. Eu era bem moleque e acabaram com o Bonde em São Paulo. Eu fiz a maior campanha na minha casa e consegui ir na última viagem do Bonde de Brooklin a Sto. Amaro, naquela que hoje é conhecida como Av. Vereador José Diniz. O Bonde passava atrás do Clube Banespa e se podia avistar as quadras. Era como olhar o proibido, o escondido por trás de muros e árvores... Depois andei de Bonde na europa e entendi que era por isso que se chamava "velho continente". Um monte de coisa "velha", Castelo, ruina, museu e, pasmem, até Bonde. Graças a Deus, pude crescer e estudar o suficiente para saber que quem preza seu passado, suas origens e raízes é que prospera. Em Santos eles têm um pequeno trecho de Bonde, mais para turistas e muito gostoso de se andar. Passa perto do Museu do Café, antigo prédio da Bolsa do Café, aonde se pode aprender um pouco sobre a importância que este produto já desempenhou na economia do país. Por lá anda até um carro que já foi do Porto (Portugal) e outros carros mais antigos, com os condutores a caráter. Vale o passeio.

E no Rio? Ora, a coisa mais linda, aquele Bonde passando por cima dos Arcos da Lapa. É emocionante e belo, de ver e de andar. Este Bonde serve à população em geral e, também, leva turistas. Sai lá perto da Catedral nova e vai pra Sta. Teresa (com s ou z?). Lindo e útil.

Ai vagabundo não cuida, deixa apodrecer, sair do trilho... matar. É triste.

Mas a tragédia maior é que este transporte não existe mais entre nós. Não é valorizado. Como é que pode? Quem lucrou com a extição deste serviço nas cidades brasileiras? Quem? Lula e Zé Dirceu eram crianças, estão fora. Maluf? Não mandava nada ainda. Sobrou pro Adhemar... ou será que foi militar? Carece apurar...

Gente: O Bonde do Rio é Patrimônio Histórico! Que tal cuidar? E eu volto a perguntar: cadê o MP?

Ocirema Solrac
Enviado por Ocirema Solrac em 28/08/2011
Código do texto: T3187690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.