De excedente em excedente...

Como todos ainda devem se lembrar, O Japão foi atingido este ano por um dos piores terremotos da história mundial. Como sempre ocorre após tragédias desse porte, a população mundial mobilizou-se em prol de angariar donativos e fundos de ajuda para as vítimas. E a Cruz Vermelha encarregou-se de fazer com essa arrecadação chegasse ao Japão.

Passado o período de reconstrução da vida dos desabrigados, reconstrução do país em si, o Japão percebeu que a ajuda recebida foi além das reais necessidades do país. E simplesmente devolveu o dinheiro à Cruz Vermelha. Isso mesmo! O Japão devolveu o excedente à Cruz Vermelha para que esse dinheiro seja repassado para quem realmente precise dele!

Após ler esta notícia, eu fiquei embasbacada, pasma mesmo! E imaginei qual seria o destino desse dinheiro "excedente" se o terremoto tivesse ocorrido no Brasil. Aliás, acredito eu que o tal "excedente" nem existiria, não é mesmo? Acrescento ainda, que os donativos, por mais numerosos que fossem, ainda sim seriam insuficientes para "pagar" o estrago por aqui. Senti uma certa vergonha só de saber da atitude dos japoneses e arrisquei uma indagação: "Onde iria parar o excedente se fosse conosco?"

Mi Guerra
Enviado por Mi Guerra em 29/08/2011
Reeditado em 29/08/2011
Código do texto: T3188677