Panico

Estranho que quanto mais envelhecemos, mais vamos nos tornando solitários... Parece que isso é regra.

Chega um momento da nossa vida, sei lá porque motivo, sei lá quem ditou isso... Mas chega esse "momento x" em que nos voltamos para o passado e vemos aquela multidão de pessoas esquecidas e soterradas pela poeira do tempo.

Olhamos então para o nosso futuro e nos vemos completamente sozinhos, independentes... Pensamos então, quando chegamos nesse futuro, que o melhor é isso: sermos sozinhos, independentes, autosuficientes... Nos conformamos com a solidão, com umas poucas pessoas com quem podemos realmente contar (será que chega a meia dúzia?), e pensamos "antes só do que mal acompanhado"... Eu não questiono a frase, mas a realidade dela é triste.

E quando ainda temos muitas pessoas ao redor... Bem, algo dentro de nós nos faz sentir solitários, nos faz pensar que poderia haver algo mais emocionante nessas relações, que elas poderiam não cair na rotina, ou que poderia chegar alguém para nos trazer de volta aquela energia juvenil de antes, aquela vontade de explorar e de descobrir mais e mais... Nos esquecemos de que a vida é um constante aprendizado. Terminamos o colégio e dizemos "agora, a faculdade". Terminamos a faculdade e muitos de nós se contentam com isso, se esquecem de continuar pesquisando... Estando totalmente acomodados, nos conformamos com nosso emprego, seja ele bom ou ruim, seja ele grande ou pequeno. Muitos de nós nem fazem o que realmente querem, e isso não é só em questões profissionais... A verdade é que ninguém faz tudo o que quer, ninguém mais corre riscos, todos se esquecem daquela energia "imatura" da juventude, a troco de algo mais "correto e seguro". Desperdiçamos milhões de oportunidades durante uma vida inteira, na falsa certeza de que tudo está bem, de que tudo é perfeito como está.

Eu ainda tenho uma visão idealista sobre o mundo... Sobre as amizades, sobre o amor... Mas eu sinto que pouco a pouco essa visão mágica e jovem vai se perdendo, com tantos conselhos pessimistas... Eles são muito úteis num mundo como esse, mas o motivo que os cria poderia não existir.

Eu gostaria mesmo de ver que esse texto é equivocado, exagerado. Mas eu penso em todas as pessoas que me acompanharam nestes ultimos anos, e elas se mostram vagas e distantes... É desesperador notar que só se pode contar com meia dúzia, e que daqui a alguns anos até menos que isso... Se eu estiver errada, daqui a dez anos eu escrevo outro texto aqui (e tomara que eu possa cumprir essa promessa).

E o mais incrível... Eu só tenho 17 anos!