Onde está a felicidade?

Onde está a felicidade?

Por que passamos a vida correndo atrás dela?

Como se ela estivesse escondida em algum lugar mirabolante e inatingível, onde só conseguiríamos chegar depois de muito esforço.

Para a maioria das pessoas a felicidade está daqui milhares de quilômetros em Fernando de Noronha, Paris ou Tahiti.

Ou daqui alguns dias, meses, anos, quando conseguir a tão sonhada promoção no trabalho ou conquistar a pessoa mais incrível que eu já conheci.

Sim! A felicidade está no manequim 42... embora eu ainda esteja no 54, mas um dia eu chego lá.

Normalmente a felicidade está na última prestação daquele carnê pago com muito suor, naquela roupa que está na vitrine da loja mais cara do shopping, no carro que passou no comercial da tv, ou até mesmo na casa dos meus sonhos.

Mas é engraçado como ela nunca está aqui perto, ao nosso alcance.

Ou ela está no futuro ou no passado, principalmente quando a gente pensa “eu era feliz e não sabia”.

Ela está sempre longe e o que nos separa dela, às vezes é dinheiro demais, dinheiro de menos, cidades, países, oceanos, tempo, falta de tempo, covardia...

Pois eu me recuso a depender de tanta coisa para ser feliz, minha felicidade está aqui...pertinho, no meu hoje, ao meu alcance.

É o que eu tenho agora, ela está lá na locadora, naquela comédia romântica que vai me fazer chorar de propósito só porque estou sem namorado.

Mais perto ainda, aqui no meu armário, na lata de leite condensado com a qual farei um brigadeiro maravilhoso, no CD da Marisa Monte que está na gaveta do meu quarto, no meu cobertor velhinho que me aquece tão bem quando faz frio, ou mesmo na minha estante, naquele livro do Drummond cujos poemas me tocam profundamente e me fazem feliz, muito feliz.

Quer felicidade maior que acordar sentindo cheiro de café fresquinho e saber que você não vai precisar ir a padaria comprar pão porque alguém já fez isso?

A minha felicidade está na casa que eu tenho, nas roupas que eu tenho, no corpo que eu tenho, mesmo que esteja fora de todos os padrões impostos pela novela das 8.

Dá pra entender que a felicidade não tem nada a ver com o outro e sim com você?

Que ela está nas palavras que você ouve e não nas que você quer ouvir.

Por isso não se contamine querendo sempre coisas que só podem acontecer depois, depois e depois...

Thaysa Moreira de Assis
Enviado por Thaysa Moreira de Assis em 16/12/2006
Reeditado em 18/12/2006
Código do texto: T319820