S.O.S POLÍTICAS PÚBLICAS

Impressinante como é ignorado um assunto que deveria ser discutido vinte e quatro horas. É mais produtivo falar sobre o próximo capítulo da novela ou a vida do vizinho. O que está em enquete é o desespero de “Obama” em vencer seus opositores , aquele do oriente que proclama guerra e os famosos de nossa história, que fazem de suas cuecas um cofre forte. Falar é ótimo, seja fiado ou caro. Mas como seria maravilhoso se discutíssemos nossa Carta Magna, se debatêssemos Política Pública. Seria perfeito se ligássemos a televisão e de uma maneira criativa e proveitosa compreendêssemos cada Setor de discussão, e tomássemos nosso papel de protagonistas em todas ações. Daí então, saberíamos escolher nossos governantes e nossos representantes na Comunidade. Não falaríamos mal dos serviços públicos ofertados, reinvidicaríamos prioridade, respeito e execução. Saúde, Educação, Assistência Social, Geração de empego e renda, Meio ambiente, Economia, Moradia, Cultura, Esporte e Lazer. Reparem que o último ítem é da nobreza. Lazer é legado de rico, nunca dos excluídos. Quando temos o disparate de chamar o SUS (Sistema Único de Saúde) de susto, não relembramos nossa história pobre e ditada por alguns, quando a maioria era tratada como indigente. Só tínhamos direito ao Melhoral se tivéssemos Carteira de trabalho assinada. Mas aí, você que está lendo meus desabafos pode me incriminar, dizer que está ruim mesmo. Está desordenado sim, mas é nosso patrimônio assim como todas as outras políticas públicas. O que precisa é termos consciência de nosso papel como cidadão. Poxa ,somos donos desses bens públicos , as palavras já o dizem. Quando na Constituição garante legalmente nossa participação na construção dessas ferramentas, amparadas pelo regulamento , exemplificando aqui, Lei 8.080 de 1.990(Lei orgânica do SUS) E Lei 8.142 de 1.990 (Lei que cria Controle Social do SUS), exigindo que essas legislações garantam nossa intervenção, fiscalização. Alguns vão dizer que votamos no Legislativo pra fiscalizar pra nós e esquecem, que o que engorda o porco é o olho do dono. São milhares de Unidades de atendimentos superlotadas, desleixos, distantes e assim como várias precariedades. A assistência Social é um ponto de ações emergentes , sabendo os gestores que essa política é emancipadora. A educação , portas de entrada de melhores dias, e maiores esclarecimentos, tratada com descaso e desvalorização. Quando falamos de meio ambiente é assustador, deparamos com alguns de nossos governantes discursando maravilhosamente em sua defesa, mas vendendo em nossas costas, por preço de "banana”, nossas florestas. Preço de bananas? Sérá que ainda damos conta de comprar? É necessário Senhores que saibamos, o Brasil é uma nação poderosa e tudo, toda a riqueza natural, artificial e tecnológica é propriedade nossa. Faço aqui uma pergunta, adianta ter e não zelar? Fica meu apelo de cidadania: Brasileiros, precisamos nos interar e apoderar dessas leis fazendo nossa parte e exigir que a mídia partilhe esse conhecimento, pois há horário eleitoral gratuíto, porque não criar um horário de Cidadania? Se "embebedarmos" do conhecimento de causa, votaremos sóbrios, com consciência e respeito a nós mesmos, assegurando nossa participação em todas as decisões que nos diz respeito.