Necessidades e Desejos

É preciso coragem pra desejar de verdade,porque nem sempre aquilo que aspiramos pode ser alcançado.

Não significando que através dos desejos não seja possível obter grandes resultados concretos.

Desejar não faz mal!

Temos pensado e discutido sobre isso tantas vezes por aqui...

Ao contrário,somente através de grandes desejos podem nascer grandes realizações e conquistas.Também aspirar uma condição de simples prazer não é mau.Torna-se entretanto ruim quando o prazer se faz princípio único,ou quanto menos,predominante na vida de alguém.O problema nasce não apenas de um plano moral ou filosófico,mas pelo que diz respeito a uma gestão equilibrada da nossa vida-quando os desejos são voltados unicamente à conquista daquilo que pode dar prazer.

*Por que essa reflexão?

Porque observamos que frequentemente na vida das crianças (e também na nossa) o desejo vem confundido com a necessidade.Enquanto se tratam de duas coisas bem diferentes.A necessidade pode ser satisfeita,o desejo não. O desejo olha sempre pro alto,estimulando-nos a fazer coisas praticamente impossíveis.

O fato é que pela dificuldade da sua real concretização, o desejo pode provocar frustração.E, é esse o medo que temos em relação às nossas crianças.

Agora,alguém poderia dizer ...é melhor que renuciemos a desejar! Vamos nos conformar com as necessidades que podemos satisfazer.Assim,não há perigo de errar na educação dos filhos e estaremos protegidos das frustrações.Vamos anestesiar os desejos,ou melhor, vamos nos limitar ao plano das necessidades básicas.E depois, façamos com que as pessoas que mais queremos bem, essas necessidades camufladas em desejos possam realizar.Sem cansaço,tudo muito comodamente...Porém,ao meu ver,tudo isso está muito errado!Está errado confundir necessidade com desejo.Está errado não ter a coragem de desejar o que pode parecer impossível!Se o fizermos,se podamos nossos sonhos e desejos,perderemos uma das características mais importantes do ser humano.

Hoje em dia,essa concepção de coragem de sonhar não é muito difundida.É difundida entretanto,a própria idéia de que todos os desejos podem ser satisfeitos e que esta satisfação é fonte de prazer.Exemplos massacrantes vêm constantemente aos nossos olhos nas propagandas de tv.A propaganda enquanto fábrica dos desejos potencializa o 'prazer' que podemos ter através da aquisição de qualquer coisa mais ou menos barata,a fim de nos satisfazer.O que comunica a propaganda é que,tendo as condições econômicas necessárias se pode atender a qualquer desejo( pra isso existem as facilidades nas infinitas prestações).'Qualquer produto pode ser adquirido'-para isso somos persuadidos. e por isso são convencidas principalmente nossas crianças.É nosso dever como pais tornar possível.Quanto aos nossos filhos,resta apenas desejar-'papà voglio quello,mamma voglio quell'laltro!'(Papai quero aquele...,mamãe quero aquele outro!)Em síntese,eis a idéia sobre a qual baseamos a nossa sociedade de consumo.Desejar é belo,devemos pois,desejar sempre mais...porque de um modo ou de outro o desejo será contentado.E,com ele o prazer como força motriz das nossas ações.Mas, essa tese só se aplica quando o desejo vem confundido com a necessidade.Pecado que não é verdade.Pecado que nem nesse caso estamos protegidos das frustrações.Na realidade,a necessidade pode ser saciada,mas apenas momentaneamente.Depois ressurge novamente e quem sabe mais forte.Como acontece com a fome e que,se saciada nos oferece um prazer de duração limitada(precisamos comer!)

Assim,se nos detemos no plano da precisão,não sairemos desse dilema e não resolveremos o problema.Sim, porque se bem pensarmos é um problema!Se escolhemos o mero prazer como principal motivação das nossas ações,infelizmente não conseguiremos a tão aspirada serenidade para nós nem para aqueles que mais amamos.O que resta a ser feito?O percurso a ser percorrido é aquele de recuperarmos o verdadeiro desejo.Ensinando como pais,professores,Educadores de um modo geral,que nem tudo que podemos alcançar,o alcançaremos em maneira amena,sem esforço e sem fadiga.E,por isso mesmo se torna muito mais prazerosa a sua conquista!

Enfim,não desprezemos nossos desejos,não façamos confusão com nossas necessidades.Busquemos compreendê-los como uma mola propulsora que pode nos fazer alcançar grandes resultados na vida.E,ensinemos aqueles que mais queremos bem a coragem de saber realmente desejar!

Bergilde
Enviado por Bergilde em 05/09/2011
Código do texto: T3201890
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.