AD ETERNUM

 

À propósito da declaração do Senador Pedro Simon,veiculada pela Internet sob o título de "Movimento anticorrupção veio para ficar" , gostaria, se pudesse, de enviar-lhe a minha opinião de brasileiro, razoavelmente instruido, maior, e portanto, com todos os direitos e obrigações adstritas a essa condição.

"Caro Senador, sempre tive de V.Exa. opiniões louváveis, coisa que está ficando bastante rara no nosso conturbado cenário político.

Devo dizer-lhe, entretanto, que esse filme eu já assisti (e V.Exa, também) tantas vezes que já sei a fala de cada um dos atores, bem como as suas marcações em cena. Tudo, tudo, tudo!

A ideia, o objetivo, são expressivos, é claro. Mas o resultado, gostaria que estivesse errado, será, simplesmente , inócuo.

Diz V.Exa que "a diferença é que, desta vez , vamos trabalhar com fatos concretos, com uma série de leis importantes, para, por exemplo, terminar com a impunidade (o grifo é nosso).

Meu caro Senador, as leis estão aí mesmo, aos montões, atropelando-se, sobrepondo-se, redundantes, pleonásticas, desnecessárias, desprezíveis, sem sentido, estapafúrdias e mais quantas adjetivações se puder encontrar e, aquí no Brasil, Senador, como V.Exa bem sabe, lei é como vacina; umas pegam, outras não.

Noutro trecho lí "Uma coisa é deixar o Congresso falar. Outra coisa é o povo na rua se movimentando". Senador, atualmente o povo só está se movimentando na rua no Carnaval ou num clássico FlamengoxVasco. Aí sim, o povo se movimenta pra valer! Aconselho-o a ler a crônica da amiga Giustina, publicada no Recanto das Letras, intitulada "Copa do Mundo - lá vou eu!" Vá lá, Senador, vale a pena!"

Li ainda; "O Brasil não pode ser o país da impunidade, onde só ladrão de galinha vai para a cadeia" Ora, Senador, essa é a cena 25, tomada 72 daquele filme. Quer que eu conte as seguintes ou não precisa?

Em outra passagem, lê-se: "No Brasil, o cara é processado, é condenado, recorre, são cinco ou seis recursos, leva não sei quantos anos e ele é absolvido, porque o prazo passou e ele não foi condenado em definitivo". Cena 423, tomada 32!

Prossegue V.Exa. "...Mais de 20.000 pessoas confirmaram presença na marcha de amanhã (ontem, dia 6)"

Pergunto: e o que são 20.000 pessoas num universo de 200 milhões? Meu amigo Senador, o senhor sabe quantos pagantes se espera para o show do Justin Bieber e que ainda vão ter que dormir na rua para conseguir ingressos?

Desculpe, Senador, mas não é por aí! Hoje, até agora, nenhuma notícia foi divulgada pela mídia a respeito dessa marcha, que eu saiba...e vai ficar assim, mas mesmo que não, o efeito será nulo!

A mudança tem que ser de base, a começar da família. No momento atual, só apelando para a força (vide modelo Cingapura). Tem um montão de gente, nos 3 Poderes, com gigantescos rabos de palha. Tantos, que se pusermos fogo neles todos ao mesmo tempo, vamos criar um sério problema para a navegação aérea sob nosso céu.

Desculpe a franqueza deste seu patrício, mas é por malhar em ferro frio que minhas mãos estão cheias de calos!

paulo rego
Enviado por paulo rego em 07/09/2011
Reeditado em 08/09/2011
Código do texto: T3205995