SOMOS PEQUENOS PERANTE A NATUREZA (²).

Diante da maior enchente que o Médio Vale do Itajaí sofreu (08/09/2011), Santa Catarina mais uma vez arregaça as mangas em busca de seus sonhos, reconstruindo a sua identidade de bela.

Muita destruição, quase todas as casas alagadas, bens materiais perdidos. Ao contrário de 2008, não tivemos vidas perdidas, mas a enchente mostrou-nos mais uma vez que somos pequenos perante a natureza.

Desde o dia 21 de junho de 2011, não teve dias firmes de sol, pelo contrário, dias cinzentos, frio e muita chuva. O inverno começou chuvoso e assim predominou toda a estação. Tivemos dias rigorosos de frio, tão gélidos que não havia vestuário adequado para nos manter aquecidos. Não me recordo de um inverno tão acentuado.

A chuva se instalou sobre Santa Catarina e não nos abandonou. A chuva esteve descontrolada e desproporcional, tivemos que enfrentar a pior enchente de todos os anos. Jamais vi nada parecido antes, pelo menos nestes dez anos que moro na cidade.

Mais uma vez estamos enfrentando o manifesto da natureza, deixando evidente o quanto não estamos levando a sério as nossas irresponsabilidades. Somos responsáveis pela destruição ambiental, não somos “deus” que podemos corrigir as ações erradas. Estamos poluindo a atmosfera com as nossas indústrias, estamos respirando um ambiente que prejudica a nossa saúde. Até quando vamos fechar os olhos? Até quando vamos insistir em construir moradias sem a liberação de um engenheiro? Será que não pensamos nos resultados futuros?

Até quando vamos insistir em ir contra a natureza? Pense...

09.09.2011

*Se copiar, favor mencionar a devida autoria. Obrigada!