POR QUE PEDIR SÓ A MÃO DA MOÇA EM CASAMENTO?

Por que só a mão? E se o pai da moça entender ao pé da letra, o pretendente leva só a mão? De que jeito? Deixando a coitada maneta? E por que, em vez da mão, não pedir o pé, a orelha ou a boca? Será que a mão tem mais utilidade? O que o rapaz vai fazer só com a mão da noiva? Colocá-la à lavar louça, à cozinhar, à coçar suas costas ou outras partes mais íntimas? É óbvio que o namorado não quer só a mão, quer a noiva todinha. Portanto, ao pedir a mão, é bom não esquecer de perguntar se o resto do corpo vem junto. Ah, não se pede mais a mão? Não se pede mais nada? Comunica-se à família e pronto? É óbvio, os tempos mudaram...

Esse costume é do tempo em que as mulheres eram consideradas propriedade e, para passar da mão do dono original (o pai), para outro (o marido), era necessário uma negociação. Negociação que, diga-se de passagem, aumentasse o patrimônio e a posição social da família. Era estabelecido um dote que a família da noiva ofertava ao noivo, mostrando seu valor. Eram os casamentos arranjados. Só depois que o pai aceitava o pedido de casamento é que o noivo ganhava o direito de tocar a mão da noiva.

Mas estamos em pleno séc.XXI... Se o rapaz for direto ao pai , sem falar antes com a interessada, corre o risco de levar um fora. Melhor não esquecer de falar primeiro com a moça.

Giustina
Enviado por Giustina em 09/09/2011
Reeditado em 01/08/2014
Código do texto: T3209718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.