O MARTELO E O SERROTE

Temos dentro de nós um chamado grande e constante pela busca do conhecimento. Estamos em um universo gigantesco onde tudo se transforma em segundos, temos na atualidade uma vida corrida, muitas vezes sem "tempo" para meditação acerca de nós mesmos, de nossas ações diante dos outros e diante da nossa própria vida.

Quero aqui refletir sobre a importância de policiarmos nossas atitudes em relação ao próximo, porque o ser humano é dotado de sentimentos belos, mas também de sentimentos que nos tornam pessoas ruins, fracas e as vezes desequilibradas. Essa necessidade de policiamento se apresenta devido nossa propensão em fazer as coisas que aguçam e que satisfazem nosso ego e nossos instintos mais primitivos.

Somos "pedras brutas" e a lapidação se faz necessária, o coração dos homens é como que um diamante que muitas vezes não brilha devido a essa falta de lapidação.

Jesus Cristo como filho de José o carpinteiro com certeza aprendeu a arte de trabalhar com carpintaria e ele nos conclama também a aprendermos alguma coisa: Pelo menos a utilizarmos o Martelo e o Serrote.

Com estas duas ferramentas podemos nos lapidar de forma consistente e verdadeira...

Com o serrote podemos cerrar em nosso coração e em nossa alma

as correntes do egoísmo e também cerrar os grilhões da falsidade, da

soberba e da ganância..

Já com o martelo podemos bater forte, insistentemente sobre o egocentrismo latente em nosso ser para quebrá-lo, devemos também bater com o martelo da coragem sobre a preguiça, o desânimo que nos impede de irmos além do que podemos.

O martelo é fundamental para quebrarmos a arrogância que habita nossa mente, quebrarmos ainda a hipocrisia que assola nossa convivência com as outras pessoas.

Ainda com o serrote da sabedoria vinda de Deus devemos cortar o mal pela raiz, ou seja, devemos cortar em nós os laços que temos com o pecado, com a transgressão e com toda espécie de maldade.

O carpinteiro Filho do Deus altíssimo nos ensina a arte da carpintaria da vida, e nos presenteia com duas ferramentas essencias para o labor do cotidiano: O martelo e o serrote, martelo da fé e o serrote da esperança, da verdade superior que nos ilumina e nos guia rumo à perfeição que é Deus, para assim aprendermos a arte da convivência humana elevada e sublime na busca de uma sociedade pautada pela paz e pelo amor ao próximo.

MARCIO ZANNOVITCH
Enviado por MARCIO ZANNOVITCH em 10/09/2011
Reeditado em 25/09/2011
Código do texto: T3211497
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.