Dores e Crimes

Observo a poeira se acumulando no móvel próximo a mim, e os papéis cada vez mais desorganizados na minha mesa. Observo com uma distante tristeza o tempo quente que se anuncia lá fora, e antecipo o desconforto de um verão longo, inclemente. E me lembro da dor. A minha memória é a da dor. É a dor que passei a sentir quando meu coração se ligou ao seu. Dor que passei a sentir toda vez que vejo seu sofrimento, sofrimento esse arduamente conquistado.

Essa dor incômoda, eu sinto quando percebo nas entrelinhas de seu discurso, que você às vezes parece não acreditar que pode mais do que já teve. Ou pior, quando dá a entender que de alguma forma, mereceu o que recebeu, ou que aconteceu porque tinha que acontecer. Minha dor tem tons de revolta, pois percebo no seu comportamento os mesmos erros tão simples e tão repetidos, erros de toda uma gente, erros de todo um planeta. Os mesmos erros que um simples palavrão ou um simples grito na hora certa seriam capazes de corrigir.

Sinto uma parcela de dor, que sei não ser tão grande quanto a sua dor um dia foi, nem proveniente da mesma origem da sua. Ainda assim, sinto. Pelo excesso de sentimento (ou pela escassez de pensamento) que fizeram o grito não ser dado, ou o palavrão não ser dito. Pelo caminho, tão mais pedregoso que você teve que trilhar, e talvez por tantos anos a mais, e para quê? Sinto por ver sofrer (ou por saber terem feito sofrer) quem eu gosto. Também por ver quem eu gosto tentando não se importar com o quanto sofreu. Sinto por ver quem eu gosto dando as costas para as causas da dor. Sinto tudo isso, mas no fundo, sinto também por mim. Do fundo da minha dolorida imperfeição, luto contra a revolta que às vezes me assalta. A verdadeira dor que sinto, é a de saber que este é um mundo injusto de corações que não se entendem. Um mundo onde os criminosos muitas vezes são mais felizes, pois são tantas vezes escolhidos e recebem muito e de graça, o que já tive que dar minha alma como garantia para poder receber raríssimas vezes, mesmo sem ter cometido o mesmo crime que eles.