O QUE VALE A PENA RECORDAR

De vez em quando, é bom ficar recordando recordações, aquelas coisas boas que ficaram pra trás, seja num passado distante, seja no mês passado, sempre valerá a pena puxar essas recordações, desde que sejam boas lembranças, claro...

Ósculos e amplexos,

Marcial

COISAS QUE VALE A PENA RECORDAR

Marcial Salaverry

Parece evidente que falar que estamos recordando recordações, pode parecer pleonasmo, e sem dúvida é mesmo, pois só podemos recordar recordações, sejam elas boas ou más, mas sempre serão recordações a serem recordadas quando agradáveis, ou então esquecidas, se desagradáveis...

À medida que o tempo vai passando, sempre as lembranças vão se acumulando em nossa memória. Podemos dizer que vamos "salvando arquivos", e isso é muito normal, pois a passagem dos anos forçosamente aumenta a carga de recordações.

Algumas boas, outras más, outras nem tanto, mas que de uma maneira ou outra, sempre marcaram nossa vida.

Pessoas que de uma maneira ou outra exerceram alguma influencia em nossa existência, determinando novos rumos. Acontecimentos que marcaram de forma definitiva nossa vida. Coisas que vale a pena recordar, seja para lembrar com prazer, seja para evitar uma eventual repetição.

Se as lembranças forem boas, devemos guardá-las em um recanto especial de nossa memória, se, contudo, forem más, o melhor é esquecê-las, pois só servem para nos aborrecer, e se nos aborrecem, então de nada nos vale recordá-las, e o melhor mesmo é deixá-las para trás, perdidas no passado que é o lugar delas. Não vale a pena guardar-se más recordações. Pessoas que foram negativas devem ser esquecidas. Somente devemos deixar um aviso, recomendando cuidado, para evitar repetição de certos erros de julgamento.

Devemos sempre guardar com especial carinho, não somente as boas lembranças, como também a recordação boa das pessoas que entraram em nossa vida, mesmo que por pouco tempo, mas que deixaram algo de positivo para nós. Muitas vezes algumas poucas palavras, desde que oportunas, acabam tendo significado muito especial.

A propósito, L’Inconnu enviou-me hoje uma mensagem muito interessante, com um destaque especial para esta frase:

"Os que passam em nossas vidas não vão sós. Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós."

Realmente muito interessante e verdadeira. Quantas vezes um amigo (ou amiga) teve curta passagem junto a nós, deixando, porém uma marca indelével de sua caminhada, pois existem atitudes que realmente marcam uma presença, deixando aquele gostinho de saudade, aquela lembrança boa, aquele desejo de "quero mais". Convenhamos, é gostoso demais lembrar de pessoas que marcaram positivamente nossa vida.

Um gesto de amizade, uma ajuda em momento de necessidade, aquele sorriso numa hora de tristeza, aquelas palavras que tiveram o condão de levantar nosso ânimo, são coisas que não podem ser esquecidas, e que verdadeiramente nos fazem lamentar certas ausências, desejando-as presentes.

Da mesma maneira que isso ocorre conosco, nossa presença muitas vezes pode influenciar a vida de outras pessoas. Por essa razão, sempre devemos agir positivamente, sem nunca procurar prejudicar a quem quer que seja, sem agredir ou atacar quem quer que seja. Omitindo-nos mesmo, se nada pudermos fazer, mas nunca prejudicando outrem.

Qualquer atitude negativa, geralmente tem o efeito "bumerangue", pois o mal que se desejar a alguém, pode voltar contra a pessoa mal intencionada.

Existe um provérbio conhecido que diz:

"Viva de maneira a que quando for morrer, todos chorem, menos você."

Isso só se consegue se sua passagem pela vida for positiva... Se, quando falarem de você, complementem a frase dizendo: Boa gente. Vai fazer muita falta... Aí então, sua partida será lamentada.

Estou muito proverbial hoje... Mas o assunto merece.

Bem amigos, só me resta desejar que todos obedeçam à minha ordem (já fazia algum tempinho que não dava ordens) : TENHAM UM LINDO DIA.