VOCÊ É A ADIVINHA? VOCÊ ADIVINHA? VOCÊ É ADIVINHA? (EC)
 
 
O tema sugerido para o desafio do EC de hoje é ADIVINHA, fiquei na dúvida se este adivinha era para ser tratado como  substantivo,verbo ou até adjetivo. Sem ninguém por perto para dirimir a minha dúvida, adivinha pelo que optei? Pelo substantivo. E lá fui eu atrás dos gregos para saber
 o porquê do nome pitonisa dado as mulheres que tinham a profissão de adivinhas. O que fiquei sabendo é que o deus da adivinhação era chamado Apolo e tinha o apelido de Pitio, apelido esse que ganhou por ter matado a se
rpente-dragão conhecida por Piton. Apolo, como disse, era o rei da adivinhação e fundou o seu oráculo em Delfos, conhecida anteriormente pelo nome de Pito. Aí entra na história a dona  adivinha, isto é, a  pitonisa, que era a sacerdotisa do oráculo de Delfos, e tinha lá o seu troninho conhecido como  trípode, uma espécie de cadeira alta com três pés , que era colocada acima de um abismo de onde emanavam as exalações proféticas.  Antes de sentar no trono a pitonisa passava por um processo de purificação, era banhada na fonte de Castália,  jejuava três dias, mascava  folha de loureiro, além de outros rituais . Depois de cumpridas as exigências de praxe, Apolo anunciava a sua entrada no templo e a divina  era conduzida pelos  sacerdotes até  o trípede,  e fazia isso aos gritos, uivos e parecia possuída por uma entidade e assim que desvendava o oráculo caía em transe, que durava muitos dias. No princípio havia uma só adivinha no templo, ou melhor, pitonisa, mas depois os números de consultas aumentaram e tiveram que recrutar a mulherada, para tanto eram exigidas algumas condições essenciais: teriam que ser educadas de forma simples, recatadas, puras e de preferência saídas de famílias pobres, uma vez que os gregos acreditavam que a riqueza era incompatível com a condição de adivinha, ou melhor, de pitonisa.
 
Assim, para tentar agradar a gregos e troianos, abordei o tema na base da adivinha/substantivo, na incerteza se era adivinha/verbo ou adivinha/adjetivo. 
 
Este texto faz parte do do Exercício Criativo - Adivinha. Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/adivinha.htm

 
 
 .
 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 19/09/2011
Código do texto: T3228204
Classificação de conteúdo: seguro