Seremos macacos de novo

A banda Barão Vermelho tem uma canção que fala que “não mataremos mais por dinheiro, mataremos novamente por extinto”. É uma letra forte, que fala exatamente da intra-evolução do homem na terra, que obstinadamente está retrocedendo em tudo aquilo que lhes deveria ser crucial.
A moral e os bons costumes infelizmente estão desvirtuados. O homem hoje não sabe mais diferenciar o certo do errado. Sendo que o errado hoje é discutível, e muitas vezes o certo é reprimido, pois a justiça já não mora na casa do bom senso comum, mas nas artimanhas daqueles que pode compra-la.
Você já parou para pensar em quantos criminosos estão livres neste país. Um exemplo básico disso é o caso dos políticos corruptos, que por incrível que pareça são julgado na grande maioria das vezes por ex-colegas de bancada, é o caso do TCE do Rio Grande do Sul, onde deputados são nomeados conselheiros do tribunal.
Por outro lado você já parou para pensar quantas pessoas humildes acabam na cadeia sem direito a uma justa defesa, ou ainda sem uma investigação precisa por parte do estado? Esse é apenas um dos problemas do nosso sistema.
A educação que deveria ser o ponto de partida para uma sociedade desenvolvida, é tratada como uma obrigação pelo estado, e não como uma meta a ser cumprida, ou um processo natural do desenvolvimento. Se analisarmos friamente veremos que grande parte dos ditos criminosos do nosso país não cursou nem o ensino fundamental. Uma parcela muito grande não teve chances na vida, e entrou na única oportunidade que lhes foi oferecida como chances de sucesso, não isso justifique seus atos, mas com certeza serve para refletir, afinal todo são filhos da tribo, e todos devem ser responsável pela tribo.
A solução de todos os problemas do Brasil é a educação. Não adianta tentarmos cobrir o sol com a peneira, a situação de nossa educação esta totalmente defasada.
Por outro lado percebemos o estado, ou a educação intelectual tendo que fazer o papel de instrutor moral, que seria a função dos pais. A família precisa ser restabelecida novamente. Os elos com a religião, a cultura, a filosofia, e acima de tudo com a consciência ética e moral de nossas crianças tem que começar sendo aguçada em casa. Caso contrário será lamentável, mas seremos macacos de novo.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 23/09/2011
Código do texto: T3236691
Classificação de conteúdo: seguro