CRÔNICA DE UMA SEMANA DE SETEMBRO

CRÔNICA PARA SEU JORNAL DE DOMINGO

Hoje acordei com a decisão firme de, finalmente, escrever uma crônica sobre a semana. De fato, já fizera algumas dezenas, mas faltava sempre aquele ponto central que modificaria a minha própria convicção de que poderia, realmente, redigir uma crônica própria.

E abri o PC com a maior empáfia e digitei em fonte gigantesca a primeira sentença que me ocorreu: DANE-SE O TÓPICO FRASAL!!

Senhor Editor, desculpe, mas hoje você está DE-MI-TI-DO!

E, meu caro leitor, dessa vez vamos dar uma olhada no mundo e, acredite, ele não se encaixa em nenhum gênero textual que já se tenha lido.

Bem, vamos aos fatos :

Fazendo escola : Menino de São Paulo se inspira em atirador de realengo.

Cinema: Jornada nas Estrelas. Nave espacial americana cairá em qualquer lugar do planeta. Salvem suas cabeças!

Isto é Ciência: Toda a Física terá de ser refeita. Existe matéria mais rápida do que a luz. ( Obrigada, meu Deus!)

Obituário : Ah, acabei de me lembrar daquele namorado que pegava meu pé com a maior ternura, beijava meus dedinhos e dizia : -Ah! Que sandalinha!

Horóscopo do dia : Capricórnio é o trópico que fica abaixo ou acima do Equador, sempre me esqueço? Gêmeos : Não se deixe iludir pelas aparências. Touro : Desista do sonho de viajar para a Espanha.

Le Monde : Governo brasileiro não medirá recursos para salvar a economia da França, da Itália, de Portugal, da Grécia, dos Estados Unidos...

Liberdade, Igualdade e Fraternidade : Aumento para aposentados e para o salário mínimo no Brasil não pode. Fo--!

Economia : Sem poder fazer mais nada para ajudar as montadoras nacionais a se recuperarem da crise que não nos atinge, governo taxará carros importados. Assim, os nacionais sofrerão maior demanda e, consequentemente, também subirão de preço.

Rock In Rio : Um pedregulho no meio do caminho entre a Barra e o tão merecido Recreio.

Rio Show : E uma menina, caminhando pelo calçadão, de repente, se deparou com uma lagarta!

Poeminha ao acaso

Lagarta menina

Borboleta, ou flor?

Curiosa idade que antecede a primavera

Princípio que ainda vela a descoberta

O que cochicham entre si

A lagarta e a menina?

Singular indício de evoluta condição

Trejeito simples de aprender e simplesmente viver!

Bem, se você chegou até aqui é porque você, provavelmente, tem o mesmo defeito que eu: mistura tudo primeiro para só depois definir o seu ‘ tópico frasal’.

Eis aqui o meu : “ A perplexidade e as pequenas belezas que nos deixam sem respostas impulsionam a minha consciência.”

E, definindo a crítica final explico que o mundo moderno ficou tão absurdo, tão louco, que só mesmo escrevendo sem qualquer preocupação com o sentido é que busco dizer ao homem que já não se entende mais nada. Parafraseando, é preciso escrever de modo incompreensível e truncado para dizer que tudo isso está levando o homem à nada!.

Mas um pequeno lance de beleza e singeleza ainda me surpreende e acalma.

Fechamento: a maior riqueza da vida pode estar em um pequeno segredo entre as crianças e as lagartas.

BOM DOMINGO e BOA SEMANA

24/09/2011

Carmem Teresa Elias
Enviado por Carmem Teresa Elias em 25/09/2011
Reeditado em 26/09/2011
Código do texto: T3240013
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.