A demissão do Papai Noel

Sai de casa decidida, chega de Papai Noel!

Eu quero mudar o Natal. Algumas coisas me incomodam desde criança mas nunca tive coragem de contar, agora finalmente decidi - quero demitir o Papai Noel.

Não combina nada ele todo vestido de inverno se é verão, prometendo coisas que não vai cumprir. Os pais fazendo fila para as crianças falarem seus pedidos e em seguida

entrando nas lojas para comprarem os presentes. Ninguém acredita nisso. Os bicos e mamadeiras entregues a ele são muitas vezes substituídos por outros na próxima esquina. Isso está errado, os pequenos já vão aprendendo que nada é o que parece ser. É tudo fachada.

Noel é Natal em francês, na França ele é Pére Noel. Mas acredito que sua origem seja realmente a lenda de São Nicolau. São Nicolau foi bispo de Mira, na Ásia Menor. Isso no século IV e tornou-se famoso por sua generosidade. O povo da Holanda escolheu São Nicolau como patrono das crianças, e a sua fama pouco a pouco se espalhou.

Em vários países europeus as crianças crêem que São Nicolau é quem lhes traz os presentes que recebem no Natal.

Eu acredito no espírito de Natal, na bondade que brota nas pessoas que tentam de alguma maneira compartilhar o que têm de melhor. Nas pessoas que doam, que distribuem brinquedos e doces. Naqueles que perdoam e buscam a paz e a harmonia mesmo que seja na sua família, com seus amigos. Para isso não precisa barba ou roupa vermelha.

Fui até o shopping para dar uma encarada final no homem de vermelho. Estava cheio de pessoas de vermelho, culpa do internacional que é campeão mundial. Mas de barba,

gorro e botas pretas, avistei dois. Um deles estava na cadeira oficial, com assistentes e fila de crianças.

Outro estava sentado na frente de uma loja, solitário, em uma cadeira comum, sem filas.

Só algumas crianças se aproximavam.

Arrisquei, cheguei perto. Ele sorriu, estendeu a mão e perguntou se eu queria tirar uma foto. Respondi que sim, meu filho já preparou o celular. Ele olhou para mim

e foi dizendo:

- Ainda bem que tu ainda acreditas em Papai Noel. Sinto-me realizado. Abraçou-me forte e desejou um Feliz Natal para minha família.

Como vou demiti-lo? Ele acredita no Natal, tem bons desejos e confia nas pessoas.

Acho melhor esquecer essa loucura e também desejar.

Que haja fartura, mesa repleta, saúde para todos. Nada de brigas, todo mundo sorrindo, abraço e beijo até o próximo ano.

Paz, bastante paz, nada de armas, nada de preconceito.

E nada de demissões.

Ana Mello
Enviado por Ana Mello em 21/12/2006
Código do texto: T324236