HOJE ACORDEI NOSTÁLIGA - 27-09-11

Acordei com um alarido infantil pelas ruas do meu bairro, hoje.

Curiosamente, fui dar uma olhadela no que estava acontecendo,,, porque crianças passando pela rua cedinho, é normal, estão indo para a escola, mas o tumulto era maior.

Aí eu me lembrei de que estávamos em 27 de setembro e a gurizada queria balas, que são distribuidas às mancheias pela vizinhança.

Aí, como se fosse um dique, minhas recordações explodiram reportando-me para uma vilazinha pequenina, lá em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, onde pela primeira vez ouvi falar sobre "saquinhosdedoceparacosmeedamião" e, por estarmos dentro da tal vila, permitiram-me correr por lá e pleitear as guloseimas, que hoje adulta, ainda enchem minha boca do sabor dulcíssimo e de alegria, só das lembranças que borbulham por aqui.

Gente, eu tinha no máximo uns cinco , ou seis anos, meu pai nos levou para visitarmos o Rio, pela comemoração do aniversário da minha mãe, uma libriana danadinha, que nasceu num dia 30 de setembro. Fomos então, visitar a familia de um amigo dele, o Celso Mundim, que por lá habitava e cuja filha, Sônia Sandra, também virou minha quase irmã por transfusão de amizade, como tantos outros amigos que fiz ao longo dessa jornada. Ali descobri o tal do dia de Cosme e Damião.

Quando voltei para casa, anos depois, fui assistir a essa manifestação "gastronomo-religiosa" pelas ruas onde eu passava e recebia "senhas" para ir buscar as guloseimas na casa das senhoras que as distribuiam , seja por promessas feitas ao santos, ou, apenas, para ver diversão em suas portas, além é claro, da gritaria da meninada.

Hoje eu pensei naquela festa importada lá dos USA, o dia das bruxas, onde a criançada sai pelas ruas falando: "doçuras, ou travessuras", em versão tupiniquim , sem fantasias ou máscaras, entretanto, creio que o efeito é o mesmo.

Mas, o sabor e os odores dos bolos e confeitos saindo das casas é inesquecível...a alegria é a mesma, a satisfalão delas, exatamente a mesma que eu senti, que meus filhos sentiram e as crianças experimentam nesse dia das balas e doces.

Mas, bateu a nostalgia, porque nunca mais tive noticias da Sônia Sandra, os pais dela morreram, eu soube,mas o que seria feito dela? Andei zanzando no doutor google e até mandei um recado lá pelo linkedin, para uma Sonia Sandra que lá habita, tomara que seja ela, me deu uma vontade de saber o que foi feito dessa menininha que me apresentou ao Haloween tupiniquim, mas além disso, queria dividir essas lembranças e a procura com vocês, quem sabe alguém sabe dela e faz a ponte?????

Beijocas sonoras