Presente

É Natal e queremos mais. Queremos mais presentes, queremos ser notados, queremos sempre mais. Nada de errado com isso, afinal querer mais nos trouxe até aqui, querer mais evoluiu o homem da rocha ao bronze, querer mais nos levará do bronze que somos hoje à prata que um dia iremos nos tornar (ouro ainda é sonho de Ícaro), e foi pensando nisso, que me dei conta que na pressa do próximo presente, esquecemos do outro que acabamos de ganhar. Esquecemos de comemorar as vitórias do aqui e agora, das razões que temos para sorrir nesse momento.

Não sei quanto a vocês, mas sigo sempre um passo a frente e por isso, pedi a Papai Noel esse ano, menos planos, menos sonhos, para que eu possa dar conta dos que ainda tenho, pois tenho medo de abandoná-los no meio do caminho. Pedi para dar o meu presente para quem ainda não ganhou, pois há centenas de outros presentes no armário que esqueci de desembrulhar.

A verdade é que todos os dias, não só no Natal, temos a chance de renovar quem somos, mas estamos tão preocupados com os próximos passos, que esquecemos o quanto é maravilhoso estar onde a vida permitiu que chegássemos. O Natal e a proximidade do fim do ano, parecem possuir essa força mágica que desacelera esses corredores que nos tornamos. Ao diminuir o ritmo, avaliamos o que se passou e planejamos o que virá, porém, ainda falta focarmos no que é.

Não falo de olhar para o passado ou de apostarmos em algo que já não tem razão de ser (certas pessoas já não nos adicionam sorrisos, certas lembranças só nos arrancam lágrimas), mas nesse natal, os meus votos, para você e para mim, é que não nos esqueçamos de celebrar o presente. Esse "presente" maravilhoso que está metade embrulhado e metade à vista. Se ousarmos descobri-lo por inteiro, novas surpresas poderão estar escondidas nas dobras, nos pequenos detalhes, que na pressa, passou despercebido.

Por isso nesse natal, celebre o que você conquistou. Agradeça a Deus pelas pessoas que você conheceu. Erga a taça de champagne ou o copo de suco em homenagem ao menino Jesus que renasce todos os dias nos nossos corações quando nos permitimos celebrar a vida e reconhecer o milagre de ter a nossa volta, pessoas que amamos.

Queiram sempre mais, mas estejam presentes. Tenham planos, mas não deixem passar em branco as suas conquistas. Façam as suas resoluções, mas não se esqueçam que a única promessa que vale mesmo a pena ser feita, é a promessa de estarmos presentes nos melhores momentos de nossas vidas, e esse momento é agora.

Feliz Natal, Prospero Ano Novo e Parabéns por ser quem você é e por ter chegado onde está.

Frank Oliveira

22 de Dezembro de 2006

http://cronicasdofrank.blogspot.com/