O PROFETA DE GOIANÉSIA E SUA INCRÍVEL TEORIA DA TERRA QUADRADA

Goianésia, com seus 60 mil habitantes, distante 160 km de Goiânia e a 240 km de Brasília, é um típica cidade do interior do Brasil, com seu povo conservador, acolhedor e cordial. Assim como outros rincões nacionais, Goianésia tem os seus personagens folclóricos. Cada um deles tem uma área de atuação específica. Tavão, um andarilho urbano muito querido pela população, tem o estranho hábito de desenvolver monólogos nos quais Uberaba é o tema central. Tavão é uma espécie de pop star local, com comunidade no Orkut e muitos fãs.

Maradona é o representante do futebol. Na casa dos 40 anos, Maradona costuma andar pela cidade, vestindo uniforme completo de time de futebol, uma bola debaixo do braço, apito na boca e cartões amarelo e vermelho. Não é raro vê-lo sozinho pelos campos de futebol exercendo a incrível façanha de ser o atacante que dribla e o zagueiro que rouba a bola, e ainda encontrar tempo para narrar e apitar a partida. Distribui cartões quando julga necessário. Tudo isso ao mesmo tempo. Ele parece ter o poder da multiplicação de facetas.

Remancinho é a figura da moda em Goianésia. Atuando na música, ele lançou diversos CDs, fez show lotado na Pecuária, se candidatou a vereador. É o mais popular dos goianesienses na internet. Seus vídeos bombam no You Tube, chegando a aparecer até no Programa do Gugu, da TV Record. Seu maior sucesso “Melô da Mobilete”, amealhou mais de 80 mil acessos na internet.

Não convém continuar citando os talentos locais. Eles são muitos. Parecem brotar da terra. Analisemos agora o meu favorito, o pastor Carlos. Oficialmente, Carlos não é ungido pastor. É um dedicado obreiro da Igreja Assembleia de Deus. O que o torna especial é o hábito de sair com sua bicicleta vendendo cremosinho e anunciando o Evangelho. Pastor Carlos tem todo um estilo. Sempre com uma camisa de mangas compridas e gravata, ele é visto pelo centro da cidade, empunhando uma Bíblia como se fosse uma adaga. Costuma atacar os infiéis com sentenças condenatórias ao fogo do inferno.

Pastor Carlos é o profeta de Goianésia. Às vezes, ele pára em algum semáforo da cidade e, de posse de sua enorme Bíblia, começa a pregar raivosamente. Pastor Carlos é fatalista. Gosta de terror. Suas mensagens favoritas têm como tema o fim do mundo. Adverte os moradores que é chegado o apocalipse e que quem não abandonar seu copo de cerveja irá torrar no inferno. Pastor Carlos condena igualmente as mulheres que cortam o cabelo ou usam calça comprida. Os católicos também estão na mira do arauto. Segundo ele quem não entrar em uma igreja evangélica e aceitar a Jesus, se filiando à fé protestante não irá escapar da tormenta. Destila as suas teorias usando a Bíblia como bengala.

Acontece que Pastor Carlos agora é também uma celebridade da internet. Um vídeo no qual ele afirma que a Terra é quadrada foi parar no You Tube, tornando-se sucesso instantâneo. Teve mais de 60 mil acessos. O vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=5nFIjalesDw) tem 1m55s e foi gravado de forma tosca em uma pastelaria da cidade. Nele, o pastor Carlos assusta toda a comunidade científica, propondo uma revisão na teoria heliocêntrica. Ele fala e “prova” que a Terra é quadrada. Ele cita o versículo que diz que Jesus manda pregar aos quatros cantos da Terra. Ora, se tem quatro cantos, é quadrada, conclui o sábio. Pastor Carlos se sustenta na Bíblia e na geometria.

Ainda de posse da verdade, Pastor Carlos refuta a teoria do heliocentrismo, defendida por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei. Ele “prova” com versículos bíblicos que é o sol que se levanta e se põe. Para ele, a Terra não se move. Um gênio esse Pastor Carlos. Desconfio que Pastor Carlos tenha sido transportado diretamente da Idade Média para cá, para nos brindar com seu conhecimento. Ouçamos atentamente seus sermões. Abaixo a cerveja, a minissaia e a televisão! Se ele abrir um concurso para recrutar discípulos, eis aqui um pequeno, mais fervoroso candidato!

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 02/10/2011
Código do texto: T3253527