"Toque de recolher!"

Depois de uma turbulenta e violenta noite em um bairro de periferia, dona Conceição e dona Sebastiana, moradoras antigas, conversavam pela janela.

- Bom dia, comadre!

- Bom dia!

- Você ouviu o tiroteio esta noite?

- Sim. Parece que mataram um.

- Foi o "Vitinho".

- Não me diga! Vitinho?

- Pois, é! Aquele moleque que peguei no colo.

- Nossa!

- Disseram que ele comandava a boca aqui no bairro.

- Mas ele tinha uns treze anos.

- E daí! Eles estão começando cada vez mais cedo.

- Isso quer dizer que hoje teremos "mais um toque de recolher"!?

- Provavelmente!

Durante a conversa várias viaturas chegaram e ocuparam o bairro.

- Comadre, olha quantos policiais!

- Como se adiantasse alguma coisa. Aqui bandido é mais respeitado do que a polícia. Olha só. Está tudo fechado. Não tem aula, não tem nada. Parece até feriado. Inclusive o governo poderia decretar um novo feriado no calendário nacional - Dia do Toque de Recolher -. O que você acha comadre?

- É! Do jeito que a coisa anda, é bem capaz!

Após alguma horas ocupando o bairro e sem ter nada para fazer, dois policiais conversavam na viatura.

- E aí, Miranda? Viu o jogo ontem?

- Claro, Cerqueira. Tomando aquela gelada!

- Poxa, não pude ver. Precisei fazer um bico de segurança. Como foi?

- Pô, Ronaldinho deu show! Foi "aquilo". Sabe como é, né!? Craque é craque.

De repente recebem ordem dos superiores para que recolher as viaturas e voltar para o quartel. E, ao passar em frente à casa das comadres:

- Olha só comadre, mais um toque de recolher!

- Esse toque é rápido, diário e eficaz!

- Acho que vou procurar saber que vai substituir o Vitinho. Quem sabe ele me avisa com antecedência. Posso até programar um passeio nesse feriado...