OLHA O TEMPO!

OLHA O TEMPO !!


Gente, prestenção!

Nem que a gente vivesse 200 anos, não ia dar.
Primeiro, nem conhecemos bem o nosso vizinho, o bairro inteirinho, a nossa cidade ainda esconde coisas muito interessantes, o nosso país nos surpreende com a variedade de climas, costumes, paisagens inimaginadas e vamos, muitos, morrer sem conhecer tudo isso. O resto do mundo está bem aí, com milhares de cenários, de cores, de cheiros, mas a grande maioria das pessoas tem que se contentar mesmo em olhar a telinha. Mas já botamos os pés na lua ou, pelo menos, nos fizeram acreditar nisso!

Diariamente, uma quantidade extraordinária de informações chega até nós para serem digeridas, descartadas algumas e devidamente processadas e arquivadas outras tantas.
A sede de conhecimento é grande; o tempo é curto!
O dia inteiro passamos a funcionar assim, mas a nossa capacidade de absorção tem furos de peneira e muita coisa, mas muita mesmo, passa e vai para o ralo.

Enquanto nos dedicamos a estudar particularmente um assunto, deixamos de perceber um montão de outros, talvez até mais interessantes.

Os tempos são de especialização, exatamente porque é impossível dividir o tempo e conseguir o domínio sobre tudo. E isso cria uma espécie de gente que é extraordinariamente competente...mas num só mistér, e ,convenhamos , socialmente falando é um desastre!

Lidamos com um enorme e sempre crescente campo do conhecimento humano: história, matemática, linguas, medicina, justiça, geografia, astronáutica, filosofia, engenharia, jornalismo, letras, mecânica, informática, gastronomia, energia, transportes, esportes e tantos outros, que nem Matusalém daria conta.

Então, pra ninguém dizer que não tentou, a gente se esforça pra, pelo menos, levar um vernizinho de cada uma dessas atividades e poder dizer, mesmo timidamente, a que veio.
Mas, caramba, dá um trabalho danado e algumas dores de cabeça!

Fico atônito quando percebo que não sei nada de nada, apenas rocei esse grande e emaranhado cipoal, mas me dá pena em saber que quase a totalidade dos brasileiros vai morrer sem sequer saber o significado da palavra "esdrúxulo" ou, pior, sem aprender a votar.

Me desculpem os aficionados, mas tem gente que com tanta coisa a fazer, tanta matéria a apreender, tanta beleza para usufruir, perde precioso tempo assistindo aos BBB e FAZENDA  da vida!

Com licença, que tá na hora da minha novela!



paulo rego
Enviado por paulo rego em 03/10/2011
Código do texto: T3255151