A Lição... Manga Larga Aditivado

No pasto o cavalo corre de um lado para o outro. Pressente que é dia de ir à cidade, o que não o agrada nem um pouco. De nada adianta correr e em seu pescoço o laço é lançado.

Empina para lá, empina para cá e relutante se dá por vencido ao sentir as mãos do seu dono o seu corpo afagar. Em sua cabeça o cabresto é colocado; na boca o freio o incomoda um bocado; nas costas um arreio bonito...caro... Comprado em um grande mercado.

Arregala os olhos ao sentir o aperto da barrigueira, o ajuste da fivela. Seu dono regula o estribo para que seus pés fiquem bem acomodados. E lá se vai rumo à cidade ! São quase duzentos quilos no lombo do pobre cavalo.

Sr. Jordam tem pressa, ele precisa chegar rápido na cidade, pois tem negócios a resolver, mas primeiro vai passar na igreja para fazer as suas preces.

O homem pensa alto: De que adianta ter um manga larga marchador, se hoje a sua marcha travou ? Já sei o que vou fazer ! Vou lhe meter a espora e engatar a primeira, a segunda, e a terceira e ele terá que correr."

E nas curvas da estrada o cavalo a cavalgar. Seu dono puxa a rédea para a direita, puxa para a esquerda como se fosse o volante de um carro. O cavalo exausto mal consegue aguentar. Manga larga ofegante a pensar: "Como pode esse meu dono maluco meter a espora em minha barriga, e pensar que sou um carro para que possa acelerar ?

De repente Sr. Jordam ouve um grito do Sr. Serafim, que se encontra sentado na beira do caminho.

_ Sr. Jordam ! _Diz o homem _ Aonde vai assim tão apressado, com o seu cavalo tão acelerado ?

_ Ah Sr. Serafim ! Tenho que chegar rápido na cidade, com hora marcada, com exatidão, e o danado do manga larga cismou de dar uma de durão._ Respondeu Sr. Jordam.

Mais uma vez o cavalo pensa: "Como é burro este meu dono ! Não diminuiu a marcha, puxou o freio tão repentinamente que a minha boca machucou. Já sei o que vou fazer ! Vou engatar a primeira, a segunda, e a terceira e rodopiarei tão forte que levarei seu corpo ao chão, fazendo-o estremecer. Se acha que sou um carro, concluirá que capotou."

Sr. Serafim o advertiu:

_ A pressa é inimiga da perfeição, a impressão que tenho é do Sr. imaginar que o cavalo é um caminhão.

Sr. Jordam lhe responde:

_ Já estou quase a chegar, sei que não posso correr muito, pois o guarda poderá me multar. Até logo mais Sr Serafim. Pode ficar tranquilo. Agora, só engatarei a primeira e ao chegar à cidade desfilarei com lentidão.

_ Até logo Sr. Jordam ! Que Deus lhe dê proteção ! _ Despediu-se Sr. Serafim.

Manga larga a cavalgar,vai pelo caminho a pensar:"Esse meu dono é danado,tem o dom da adivinhação,como pode descobrir que eu ia lança-lo ao chão?"

_Ao chegar à cidade, Sr Jordan exibe o cavalo como se fosse um carrão.O pobre do animal com o peso que carrega escorrega pela rua com suas patas abertas,como se fosse um carro com os quatros pneus careca.

_Seu dono o estacionou em um lugar quente,apertado;Manga larga logo pensou:"Hoje terei que dar uma lição neste danado.ele voltará para casa andando desnorteado." Fugirei deste cimento,engatarei todas as marchas e logo estarei em casa saboreando um bom gramado. Por ser ele um jumento, na certa me dará para beber um produto aditivado. Não posso mais esperar, do jeito que estou nervoso, sei que no caminho de volta até fogo vou cuspir, e o homem está tão gordo que quando cair no chão seu corpo pode explodir."

E lá se foi manga larga feliz pela estrada ! Altas horas da noite, já bem de madrugada, viu seu dono chegar exausto, trazendo lá da cidade uma carga bem pesada.

Mesmo com todo o cansaço Sr. Jordan começa a falar, e nem percebe o cavalo escondido, num canto a escutar.

_ Nunca mais em minha vida maltratarei o manga larga ! Hoje tomei uma lição ao transportar a sua carga !

Autora: Maria Lamanna

Rio Preto - MG

Maria Lamanna
Enviado por Maria Lamanna em 03/10/2011
Reeditado em 01/05/2016
Código do texto: T3255754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.