Caipira genérico.
 
Dizem que caipira é “bobo”, que fala errado,  que não sabe se expressar...
Afinal o que é e quem é o caipira
Caipira, significa “cortador de mato” em tupi, mas dependendo da região a designação muda, em São Paulo é caipira, em Minas Gerais é capiau,na região Nordeste é matuto e no Sul  é colono,mas seja como for é gente que habita o interior dos Estados.
Gostam de contar histórias de assombração, como saci pererê, fantasmas, mula sem cabeça, lobisomem, unhudo, corpo seco, casas mal assombradas, matas das quais nunca mais se pode sair,acreditam de verdade e juram que eles existem...
Seis são os itens que identificavam um caipira.
Ter uma cabocla como companheira, fumar cigarro de palha, tomar uma pinguinha, criar porcos e  galinhas,uma viola e um cavalo bonito para ir à cidade nos fins de semana encontrar os amigos,  por a “prosa” em dia e tomar uma “caipirinha”.
Moram em casa simples, o banheiro é o mato, o fogão de lenha quase sempre só cozinha feijão e arroz, às vezes alguma “mistura”.Geralmente tem uma porção de filhos, em “escadinha” de idades.Eles mesmo dizem que a “muié” reza oração de São Bento, “um fio prá fora otro prá dentro”!Radio não pode faltar.
Falam devagar carregando nos rrrs e tem linguagem própria, adoram cortar as palavras !
Não são tão ingênuos como se pensa, existem muitas piadas sobre eles enganando gente da cidade. É verdade,pois eles costumam ter bastante tempo para exercitar o cérebro em coisas simples e descomplicadas, o que os habilita a terem as respostas  sempre prontas na ponta da língua.Período de férias para eles não existe,no máximo viaja para visitar algum parente em cidade próxima, por um ou dois dias e só!
Caipira  depois do plantio,fica quieto num canto fumando seu cigarrinho enquanto as plantas crescem e os animais engordam, fazem queijo e salames, lingüiças para ajudar no orçamento e, ou passar o tempo. Por não viverem estressados morrem em idade avançada, sem dentes e sem colesterol, quase sempre tem alguma economia guardada, economizado tostão por tostão...
 Isso foi antigamente.
Ainda é possível encontrar alguns remanescentes, caipiras verdadeiros, mas a maioria hoje é “caipira pirata”.
Hoje o caipira “pirata” ou “genérico” é muito diferente.
Quando recebem o lucro da colheita gastam adoidado.
Caso a colheita padeça os revezes da natureza,
ou o preço de seu trabalho sofra queda de preço, acabam atolados em dívidas “até o pescoço”.
Se lasca para fazer uma casa de “material” com uma garagem grande (a casa pode ser pequena),faz divida nos bancos para comprar uma caminhonete a diesel,os filhos tem computador,só usam roupa de grife(falsificadas) a televisão é  de última geração.
Nas férias se dirigem aos bandos para praia. Na areia, as mulheres exibem jóias, os homens carregam geladeira portátil cheia de cerveja. Outro destino é a Aparecida do Norte, para visitarem a Santa ou pagar promessa.
O que os une de modo irreparável é a música ,  a viola ,o violão...
Sinto saudades do caipira de verdade.
 Aquele olhar tranqüilo, o modo de falar devagar, sua linguagem diferente muitas vezes difícil de entender, sua calma diante do tempo que parece correr mais devagar do que nas cidades. Ele não tem pressa, aprendeu a esperar consciente que tudo tem tempo certo para acontecer.
Tão diferente do homem urbano  que lutam contra o tempo, por que lhe enfiaram goela a baixo que “tempo é dinheiro”. Tem que se formar na faculdade quase adolescente, sem saber muito bem qual carreira escolher, aprender  e se informar incessantemente,numa corrida maluca.Acabam infartados, estressados e enchendo consultórios psiquiátricos.
Sacrificados pela frustração de ter seu sonho de consumo sempre renovado, mas nunca satisfeito  ou sua realização profissional.Vive assombrado pela “queda” ou “puxada de tapete” dos concorrentes.
Quer coisa mais estúpida?
O caipira me emociona, sinto inveja de sua sabedoria natural, sua compreensão e conhecimento da natureza, sua calma, mesmo não sendo nenhum anjo...
 Um deles me confidenciou:
-Dá dó dess  omi di gaveta,eis nuns sabi nada du mundo,só sabi  bestagi qui num servi prá vive, sorta eis nu mato pro cê vê, morri tudo!!
Homem de gaveta acho que se referia a quem trabalha em escritório ou quem vive cheio de gavetas, guardando coisas,informação e vida estanque e fechadas...(será isso?)
Fiquei pensando nas “bestagi” as quais se referiu.
Educado,  a seu modo apenas ri disfarçadamente da gente da cidade...
M.H.P.M.