BICOTA NAS CRIOULAS

Estava eu tirando um cochilo na tarde gostosa dessa terça-feira, quando acordei ao anúncio de um megafone na rua frontal ao meu prédio:-

“- Olha jabuticaba docinha de Sabará a R$2,00 o litro! Jabuticaba docinha ...”

Como um raio, meu pensamento foi logo remetido ao Cedro da minha infância, torrão natal querido e sempre saudoso, ali logo após Sete Lagoas, próximo a Cordisburgo, berço do grande João Guimarães Rosa. No imenso quintal da casa dos Padrinho Fulô (caçador e pescador) e Tia Judite havia várias jabuticabeiras, cada qual mais produtiva. Nesta época do ano ficavam carregadinhas de frutos negros, grandes como bolas de pingue-pongue, sedosos e doces como mel. Adultos, meninos e passarinhos faziam a festa, empanturrando-se da fruta. Velhas senhoras faziam também um saboroso licor de jabuticaba, cuja bebida era provada, às esconsas, pela gurizada travessa. Tempo bom, de jogos, brincadeiras, estripulias e puro deleite nosso.

Sabará, na região metropolitana de Belô/MG, é famosa pelas suas jabuticabas. Famílias antigas têm lá sítios e chácaras coalhadas dessas árvores frutíferas. Costumam alugá-las por hora ao povo que vem da capital, mormente nos finais de semana, para curtir a alegria desse encontro com a natureza. Crianças, adultos e até mesmo alguns “coroas” mais atrevidos costumam trepar nas jabuticabeiras, regalando-se com seus frutos apanhados no pé. Vez por outra alguém escapole lá de cima e se esborracha no chão, mas nada grave, só mesmo susto e muita gargalhada.

“- Olha a jabuticaba docinha de Sabará ...”, repete o vendedor da Kombi no seu megafone. Um convite irresistível, que me fez levantar da cama, lavar o rosto para espantar um resto de sono e buscar rapidamente a rua, a fim de garantir uns dois litros da apreciada fruta. Jamais eu perderia essa oportunidade, longe do meu interior saudoso, aqui na capital mineira, de voltar a dar também a minha “bicota nas crioulas”!...

“- Jabuticaba docinha de Sabará ...” – chamou de novo o megafone.

Fui! ...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 04/10/11

(16,00 horas)

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 04/10/2011
Reeditado em 02/02/2013
Código do texto: T3257557
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.