SALA DE ESPERA ( INCA)

Do lado de fora da janela, uma praça, mesas e bancos de concreto. Aposentados tomam o sol da manhã, enquanto jogam uma partida de xadrez.

Pombos arrulham no velho chafariz.

Lá fora, a vida segue os passos dos que se apressam para chegar ao trabalho. Aqui dentro um apinhado de pessoas de todas as idades. Dos oitenta a crianças bem pequenas.

Me refiro a sala de espera do INCA - Instituto Nacional do Câncer. RJ.

Lá fora vida a passear, aqui dentro a luta pela vida.

A praça distrai a dor dos que aguardam a vez da chamada.

A vida é mais intensa aqui dentro.

Em cada olhar o brilho da esperança, a chama da vida que não quer se apagar.

No corredor um desfile de pessoas com drenos e sondas, com traqueostomias a mostra. ao nosso lado um menino de 15 anos e seu irmão de 16 narram a luta contra o câncer intestinal hereditário, amarga herança.

Carecas disfarçadas por lenços e chapéus, só as crianças exibem suas cabecinhas peladas sem nenhum constrangimento. Alguns estão aqui pela primeira vez, outros em tratamento de quimioterapia, alguns em recuperação.

De repente passa entre minhas pernas uma girafinha saltitante e correndo atrás dela um leão e um gamba;

O INCA comemora o dia das crianças com uma festa na floresta. Crianças sobem e descem pelo elevador exibindo suas fantasias numa felicidade que tão imensa.

Jogadores famosos, atores, vão chegando aos poucos trazendo presentes, abraços, sorrisos, solidariedade.

O Neguinho da Beija-flor, chega com sua bateria para animar ainda mais o dia.

Lá fora o sol já vai alto e a praça está vazia. Nossa espera durou quase sete horas para uma simples consulta. É hora de ir embora, ainda sem um diagnóstico definido. Mas fico impressionada que com tanta dor, o hospital consiga ser um ambiente positivo.

Uma menina em sua cadeiras de rodas, com o abdômem distendido e o olhar cheio daquele brilho, me mostra suas unhas pintadas com cor de pitanga e pergunta se gostei. Dou um sorriso de aprovação.

Ela satisfeita continua admirando a própria mão.

Saio modificada...

Aqui a vida é uma grande lição.

Laura Duque
Enviado por Laura Duque em 06/10/2011
Reeditado em 28/10/2022
Código do texto: T3261215
Classificação de conteúdo: seguro