MEU PROFESSOR DOS "S"

Lembro-me perfeitamente dos chuviscos por ele emitido. Os sons de ‘s’, além de serem ouvidos claramente, choviam em nossos corpos, carteiras e cadernos a espuma salivar.

Para nós, ávidos naquele tempo pelo saber, Aquiles sons marcavam e tentávamos (alguns) imitar. Este foi um dos nossos professores de Português – numa das séries do Ensino Fundamental.

Os anos se passaram e li muito sobre a questão do exagero do ‘s’, mas não sei ainda o porquê dele carregar tanto o ‘s’.

Nos reencontramos na Faculdade. Ele continuava o mesmo. E, como fui sempre de ocupar as primeiras cadeiras, lá ia a chuva de ‘s’ sobre a minha pobre pessoa. Mas, por outro lado, a Literatura Brasileira agora por ele ministrada guardo aqui dentro. Degustei e agora aplico-a aos meus pupilos.

Como os anos não param, trabalhamos juntos – pouco tempo, mas o suficiente para dizer que, de mestre que me foi, continuou a ser um mestre e colega de profissão.

Com méritos hoje ocupa o cargo de Diretor de Escola, além de detentor do título de imortal da Academia Araçatubense de Letras. Esse, por muitos criticados, o professor dos ‘s’, Tito Damazo.

Obs.: Tito Damazo aposentou-se como Diretor de Escola.

Hoje é Dr. das Letras e Diretor do Departamento de Letras das Fac. Toledo / Araçatuba/SP.

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 23/12/2006
Código do texto: T326495