NO MEIO DO CAMINHO TINHA O JUSTIN

Quarta feira, cinco de outubro de 2011, no final do dia sigo para a Central do Brasil em retorno para casa. Os trens estão atrasados... Saindo muito cheios. Decido pegar um “parador”, mesmo que demore um pouco mais para chegar, afinal, estou lendo um livro muito interessante e quero viajar sentada, no “direto”, pela quantidade de gente a embarcar, será impossível até abrir um livro.

Depois de uma longa espera, liberam os quatro carros da frente do trem, todos correm para se acomodar, não deu para sentar, mesmo assim, há espaço suficiente para eu ler. O trem fecha suas portas e começa a deslizar pelos trilhos e parar muitas e muitas vezes, isso, fora das estações. Penso que está com algum problema, só faltava essa, ficar pelo meio da viagem. Depois de muito parar, enfim chegamos à Estação de São Cristovão, lá permanecemos por mais outros minutos. As pessoas começam a se agitar, não tem ar condicionado, os vagões estão bem sucateados. Observo que todos estão murmurando, é o cansaço que bate.

Seguimos sempre parando, a viagem que normalmente dura trinta e cinco minutos, com certeza iria durar o dobro, alguma coisa não estava funcionando bem mas o maquinista nada falava.

Depois de uma hora de viagem, enfim, chegamos ao Méier. Pude sentar no lugar de uma senhora que desceu. Nessa estação o trem ficou longos minutos. O calor aumentando e o trem parando, mesmo rimando, não tinham nenhuma graça.

O senhor que esta ao meu lado passou a conversar, guardei o livro e o ouvi. Ele dizia que a causa do atraso e do pára=pára era o show do Justin Bieber no Engenhão. A Super Via havia disponibilizado alguns trens para ficarem parados e vazios aguardando o final do show para conduzir as pessoas de volta para casa, de imediato falei: Interessante a preocupação, só esqueceram que muita gente está retornando também para suas casas depois de um dia de trabalho e se sujeitam a ficar horas dentro de um carro por conta de um show, ou seja, A Zona Norte do Rio de Janeiro parou forçadamente.

Seguimos mais uma vez, paramos na Estação de Engenho de Dentro. Vários minutos depois o trem partiu. Enfim, cheguei a Madureira depois de uma hora e meia. Fui para meu lar com vontade de registrar o que ocorrera.

Fiquei a pensar em 2014...A situação que o Rio de Janeiro enfrentará durante a Copa do Mundo. Qual a estrutura que teremos para evitar que atrasos como este aconteçam? Não é justo que a população pague pela má administração de ninguém.

Enquanto isso, o show continuou e Justin com a música “ Baby” levou os fãs ao delírio.

.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x

Admirável Gado Novo

Zé Ramalho

Oooooooooh! Oooi!

Vocês que fazem parte dessa massa

Que passa nos projetos do futuro

É duro tanto ter que caminhar

E dar muito mais do que receber...

E ter que demonstrar sua coragem

À margem do que possa parecer

E ver que toda essa engrenagem

Já sente a ferrugem lhe comer...

Êeeeeh! Oh! Oh!

Vida de gado

Povo marcado, Êh!

Povo feliz!...(2x)

Lá fora faz um tempo confortável

A vigilância cuida do normal

Os automóveis ouvem a notícia

Os homens a publicam no jornal...

E correm através da madrugada

A única velhice que chegou

Demoram-se na beira da estrada

E passam a contar o que sobrou...

Êeeeeh! Oh! Oh!

Vida de gado...

O povo foge da ignorância

Apesar de viver tão perto dela

E sonham com melhores tempos idos

Contemplam essa vida numa cela...

Esperam nova possibilidade

De verem esse mundo se acabar

A Arca de Noé, o dirigível

Não voam nem se pode flutuar

Não voam nem se pode flutuar

Não voam nem se pode flutuar...

Êeeeeh! Oh! Oh!

Vida de gado...