História do Brasil pra Inglês ver!

Conversando com um grande amigo e brilhante escritor, o Jardel Barroso, sobre a tão conturbada história do Brasil, eu pude perceber o quão somos enganados, desde pequenos. Aprendemos na escola que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, o que, na verdade, não é bem assim. Ele sabia pra onde estava indo, já que seu colega, Cristóvão Colombo já havia chegado às imediações anos antes. Ensinaram-nos que os portugueses, ao aportarem nas terras tupiniquins, em agradecimento à grande descoberta, trataram de rezar um missa, celebrada pelo frei Henrique de Coimbra. Mas, na verdade, o que eles primeiro fizeram (inclusive o frei), foi estuprar as mulheres nativas da região, ou seja, as índias!

Isso é só o começo de uma história podre e revoltante que não nos é contada como de fato aconteceu. Vivemos uma cultura de maquiagem, de máscaras, onde se tenta esconder a origem de todos os problemas que o país enfrenta hoje. Outro ponto que nós falamos, foi sobre a imigração européia para o Brasil. Sobre a vinda de estrangeiros, que criaram raízes por aqui e que, indiscutivelmente, são nossos antecedentes, nossos antepassados. Acontece que a escola nos faz crer que os Europeus vieram pra cá com a inocente intenção de melhorar de vida, numa terra fértil, em que se plantando tudo dá. Ledo engano nosso! Mais uma realidade mascarada pelos contadores de “estórias”.

Acontece que, naquela época, a escória da sociedade européia era expulsa do país. Os criminosos, ladrões, assassinos, estelionatários, etc. Eles adotaram uma política de extermínio desse tipo de pessoa do continente, e eles eram mandados pro Brasil, terra de ninguém, sem dono e sem documento. E aqui fizeram sim, nova vida, adquiriram a identidade de pessoas de bem que caíram de pára-quedas numa colônia que “precisava” de ser povoada. E se pensarmos bem, corre nas nossas veias esse sangue, de pessoas que foram expulsas de onde nasceram por representarem perigo e ameaça à sociedade e que constituíram a nossa.

As terras brasileiras foram colonizadas a base de muito derramamento de sangue indígena, que já eram os donos, que não saíram por aí invadindo continentes alheios. Não pensem que eu queria ser uma índia ignorante no meio do mato. Não é isso. O que eu quero explanar aqui, é que a cultura da enganação começa cedo. Que nós somos criados para não saber a verdade e para achar que tudo é lindo e que o nosso país é o verdadeiro paraíso. Sei que tem muita gente que vai dizer que eu sou revoltada e que estou denegrindo os seus antepassados. Mas eu não me importo, o que me importa é que essa balela que me contaram na escola só serve para que eu siga sempre no cabresto e não enxergue o que há por trás dos contos de fadas. Que não perceba que esse negócio de “ouviram do Ipiranga às margens plácidas” não passa de história do Brasil pra inglês ver!

PS: Obrigada Del Santos, pela inspiração...

Mi Guerra
Enviado por Mi Guerra em 10/10/2011
Reeditado em 31/07/2013
Código do texto: T3268201
Classificação de conteúdo: seguro